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Mentoria e Consultoria: a diferença dos conceitos aplicados ao marketing digital de performance

Enquanto a consultoria é aplicada pontualmente e pode ter sua aplicabilidade pulverizada entre o time, a mentoria é mais sistemática e individual

Se você chegou até aqui certamente faz parte do grupo de pessoas que anda meio confuso sobre a diferença entre mentoria e consultoria. Essa é uma dúvida comum, especialmente em profissionais de marketing que estão em busca de melhores resultados na carreira, seja dentro de uma organização ou empreendendo.

Aqui propomos que você vá além dos conceitos de mentoria e consultoria e aceite entrar numa imersão sobre suas aplicações, propostas e o que os conceitos tendem a oferecer de melhor no mundo do marketing digital de perfomance. 

O que é mentoria? 

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A mentoria, palavra conhecida no ambiente corporativo pela sua tradução em inglês: mentoring, nada mais é do que uma tutoria. Ou seja, se trata de um método que tem o objetivo de efetivar uma interação pedagógica. Mentores são, de fato, tutores que buscam orientar seus mentorados de maneira didática e sistemática, acompanhando o seu desenvolvimento.

Geralmente, quem procura pelo serviço de mentoria são profissionais menos experientes com o intuito de receber um direcionamento mais sólido sobre carreira, dicas de quem já passou pelo caminho das pedras, digamos assim.

Quando falamos de marketing digital de performance, os problemas mais comuns de quem busca por mentoria são:

  • Falta de clareza sobre potências individuais para crescimento dentro da empresa;
  • Falta de clareza sobre próximo passo profissional para uma transição de carreira;
  • Aplicação de boas práticas de liderança de alta performance;
  • Desenvolvimento de habilidades comportamentais, as conhecidas soft skills.

Se alguma dessas dores fizer sentido para você no atual momento da sua carreira, a mentoria pode ser uma ferramenta bastante útil. Com ela você terá a segurança de ter ao seu lado um profissional mais experiente para lhe guiar.

O que é consultoria?

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A consultoria está disponível para a resolução de um problema específico. Por meio de  práticas, atividades e projetos, a pessoa consultora trabalha para diagnosticar problemas, resolvê-los e ainda encontrar novas oportunidades.

É um serviço democrático e que pode ser contratado por um negócio no início de sua trajetória para garantir um planejamento eficiente e estratégico desde o momento zero; Ou pode ser cogitado durante momentos de crise em determinado setor, por exemplo, para solucionar dificuldades pontuais. 

No ambiente de marketing digital de performance, expertise do GPD, entre os profissionais que se interessam pelo serviço de consultoria estão:

  • Empresários que precisam de suporte para potencializar seu time de Marketing Digital;
  • Líderes de Marketing com dificuldades de gestão e desenvolvimento de pessoas (em agências, times internos);
  • Profissionais de RH que precisam de suporte na criação ou ajuste das etapas de recrutamento, onboarding e desenvolvimentos de profissionais de Marketing de Performance.

As queixas de quem busca uma consultoria aplicada vão de sobrecarga de demandas no time e erros frequentes em demandas já conhecidas a rotatividade voluntária (por decisão do colaborador). Problemas que tendem a virar uma bola de neve para gestores, interferindo diretamente no sucesso do negócio.

Qual a diferença entre mentoria e consultoria

Até aqui vimos que mentoria e consultoria tem um objetivo macro em comum: o sucesso do profissional/negócio. Enquanto a consultoria é aplicada pontualmente e pode ter sua aplicabilidade pulverizada entre o time para a solução de um problema; na mentoria, a comunicação é mais sistemática e problemas passíveis de ajustes podem surgir durante o processo de aprendizagem.

A mentoria trata de métodos que auxiliam uma pessoa a traçar suas metas em busca de melhoria em sua performance individual. Em reuniões do tipo one-on-one, uma conversa particular entre duas pessoas, um plano de ação de desenvolvimento individual pode ser traçado e, ao final, ter sua eficiência avaliada.

Já a consultoria é uma atividade que pode acontecer em situações e cenários específicos, muitas vezes para solucionar questões mais urgentes, como você já viu aqui.

Qual o modelo ideal para mim? 

Isso vai depender da sua necessidade e do seu objetivo. 

Se você está inserido no marketing digital de performance e quer subir o degrau na sua carreira, vai gostar de saber que o GPD disponibiliza os dois tipos de serviço: mentoria e consultoria. 

Temos, de um lado, a mentoria para profissionais de marketing digital, que é um programa personalizado para apoiar as pessoas mentoradas em desafios práticos envolvendo liderança técnica, liderança de time ou transição de carreira dentro do Marketing Digital de Performance.

E de outro, a consultoria em Gestão de Projetos Digitais, um plano personalizado para apoiar times de marketing na entrega de resultados de negócio. Baseada na metodologia GPD, este modelo de consultoria apoia as lideranças na criação ou ajuste de papéis e responsabilidades, processos e mensuração de resultados de Marketing Digital.

Uma delas, com certeza, é o modelo ideal para você hoje.

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Sara Basan

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