17 / 10 / 23

Parceria público-privada: como promover o turismo em Alagoas

Secretária de Turismo do Estado fala sobre como o poder público junto do trade turístico fomentam o mercado

Turismo em AlagoasA secretária de turismo do estado, Bárbara Braga, trouxe para a Imersão GPD: Hotelaria em Alagoas uma perspectiva do setor público em relação ao turismo em Alagoas. Em um bate-papo com a CEO da Consultoria GPD, Larissa Lima, temas como parcerias público-privada e a promoção de destinos locais, além da jornada do turista em Alagoas foram abordados. 

“Quem faz o turismo é o segmento privado, mas o segmento público dá uma maior visibilidade, além de, claro, infraestrutura dentro dos municípios, logística, capacitação e muitos mais. O setor público chega junto da iniciativa privada para ajudar a decolar”, explicou a secretária. 

Para ela, a perspectiva para o turismo em Alagoas é muito positiva. “Tem muita coisa boa acontecendo e para acontecer ainda. A atratividade de novos empreendimentos é sempre comemorada, mas assim como a gente celebra quem chega, a gente também comemora quem amplia seus negócios, isso é muito importante”. 

Turismo em Alagoas e a jornada de quem chega

Turismo em Alagoas

Larissa mapeou a jornada que o turista que vem para Alagoas percorre desde o momento em que escolher um destino dentro do país até a chegada e as experiências no estado. O mapa, que serve para entender o comportamento do futuro cliente, pode servir para entender o processo de decisão de compra e das escolhas e ficou assim: 

  1. Escolha do destino no Brasil 
  2. Escola de cidades – Alagoas tem 7 regiões turísticas 
  3. Compra de passagens
  4. Compra de meio de hospedagem 
  5. Checkin
  6. Experiências no destino 

E quais entes participam de cada etapa, relacione os números de 1 a 6 com os correspondentes abaixo: 

  1. Embratur, Setur, operadoras de viagem e hoteleiros
  2. Setur, prefeituras, operadoras de viagem, hoteleiros
  3. Setur, operadores de viagens, companhia aéreas
  4. Setur, operadores de viagem, hoteleiros, makertplaces de hospedagem,  como Booking
  5. Setur, governo, prefeitura, hoteleiros, transfers e meios de mobilidade, Sebrae-AL
  6. Setur, prefeitura, hospedagem, mobilidade, passeio, gastronomia

“Temos uma relação público-privados que estão à frente de outros estados. Direcionamos mais nossas ações, temos retorno mais rápido porque atuamos em conjunto. Fazemos um plano de trabalho e pensamos nas ações com antecedência”, comemorou a secretária, comentando sobre a parceria com o setor privado, lembrando que o turismo em Alagoas tem mais de 100 atividades diferentes, gera mais  de 100 mil empregos diretos, indiretos e informais. 

Turismo em Alagoas: Malha aérea, destinos locais e infinitas possibilidades!

Para alta temporada, o setor hoteleiro, segundo a secretária, pode esperar 46 voos extras com destino para Maceió. A malha aérea conta com 20 voos diários regulares, número que sobe para 30 na alta temporada. E agora, esse incremento de voos extras, além de 2 operações semanais vindas de Buenos Aires e 3 de Lisboa. 

“O crescimento é exponencial. Temos a obra do aeroporto de Maragogi e a reativação de uma pista em Penedo”, citou a secretária que além dos voos trouxe dados sobre o aumento do número de leitos: “Em 2016 eram 19.900. Hoje são 45 mil leitos em todo o estado”. 

As possibilidades para o empresariado, do pequeno ao grande, é o foco das parcerias com o poder público. Segundo a gestora, a ideia é não retroceder: “Não podemos voltar atrás, perder números, porque toda uma cadeia será afetada e terá questões. Estamos falando do pequeno, do grande, do novo empresário. Temos que avançar em malha aérea, não podemos perder no fluxo de passageiros, no ticket médio, no número de cruzeiristas, na construção de um turismo verdadeiramente sustentável”. 

Sara Basan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *