03 / 08 / 22

7 motivos para desenvolver lideranças em marketing digital

Saiba por que é tão importante capacitar profissionais com aptidão em gestão e desenvolver lideranças quanto focar nas entregas do time

O sucesso de um time focado em performance está diretamente relacionado com o desenvolvimento de lideranças em Marketing Digital.  É papel do gestor estimular as habilidades de seu time em busca da satisfação individual e resolução dos problemas coletivos. Reunimos aqui 7 motivos para investir na capacitação em gestão para engajar profissionais e fortalecer a entrega de valor aos clientes. Confira!

Nesta publicação você vai conferir dicas como:

  1. Liderar não é colocar problemas na mesa
  2. Use a capacidade intelectual do seu time
  3. Desenvolva as competências do seu time
  4. Autoconhecimento: o melhor guia para desenvolver lideranças em Marketing Digital
  5. Um líder precisa de tempo
  6. Assuma um papel que combine com seu perfil
  7. A liderança é um interesse particular

1. Liderar não é colocar problemas na mesa

Liderar não é colocar problemas na mesa

Um líder não apenas diz que um problema precisa ser resolvido. As lideranças em marketing digital genuínas estimulam o time a pensar e resolver o problema. Pergunta qual a sugestão para caminhar até a solução, pondera e sugere novas direções.

Lembre-se: é muito importante que o time se perceba resolvendo o problema. Em uma analogia, a liderança é como uma bagagem pesada para carregar, envolve tarefas de pequeno, médio e grande porte, por isso, a parceria de um time é tão necessária.

2. Use a capacidade intelectual do seu time

Use a capacidade intelectual do seu time

Usufruir da inteligência e capacidade de raciocínio do seu time para resolver um problema é muito melhor do que achar que pode dar conta de tudo sozinho. A centralização, além de levar a problemas técnicos, também acarreta problemas emocionais.

É preciso ficar sempre atento, equilíbrio emocional é tão importante quanto qualquer outra capacidade!

3. Desenvolva as competências do seu time

Desenvolva as competências do seu time

Para agir dessa forma, um líder precisa saber que tem a possibilidade de recrutar com eficiência e qualidade um time de marketing digital. E o mais importante: precisa estimular o time para que, diante de um problema, consiga resolvê-lo sozinho.

E se você está se perguntando caso o problema for novidade, a postura é de encorajar o envolvimento de todos na busca pela resolução e na proatividade para que, caso aconteça de novo, todos saibam resolver.  

4. Autoconhecimento: o melhor guia para desenvolver lideranças em Marketing Digital

As posições de liderança necessitam de alguém pronto para entender as diferenças. Um líder é um profissional que precisa conciliar múltiplos interesses e personalidades.

No ambiente digital, normalmente, as pessoas são jovens e têm o ímpeto de resolver e fazer e acontecer – como diz o jargão! Para lidar com isso, é essencial alguém que pondere os pontos de vista e os interesses envolvidos. O GPD elegeu três que considera super importantes:

  • Os interesses do time – A satisfação da equipe em trabalhar na empresa e com aquele líder;
  • Os interesses da agência – Por ser um negócio, precisa faturar e garantir a produtividade;
  • Os interesses do cliente – Entregar as demandas, resultados e valor, para que ele enxergue no seu serviço a qualidade e confiança necessárias para seguir contratando.  

Equilibrando esses três aspectos, além da própria liderança que fica diante desse ecossistema, é muito provável que nasça o sucesso do seu cliente!

5. Um líder precisa de tempo

Os líderes técnicos que, de alguma forma, estão ligados à execução e à parte operacional, são pessoas muito importantes para otimizar os processos e para a inovação das atividades de marketing digital.

Já uma grande liderança de pessoas transita entre os três interesses que citamos mais acima (time, agência e cliente), além de se preocupar com as condições de trabalho e estar sempre afinada com os compromissos que foram firmados com o cliente.

O nosso título já sentenciou: a liderança necessita de tempo! Quando se é um líder de marketing digital, provavelmente sabe executar atividades como configurar campanhas, fazer conteúdos, definir um público-alvo, mas esse conhecimento não pode ser condição para você operacionalizar e ao mesmo tempo coordenar. Algo sairá perdendo, pode apostar!

6. Assuma um papel que combine com seu perfil

Assuma um papel que combine com seu time | Liderança em Marketing Digital

Muitas vezes nas agências, sobretudo as mais tradicionais, existe a ideia de que a gestão é o último cargo, a maior possibilidade de ser bem remunerado e prestigiado.

Então, é preciso criar mecanismos para que os técnicos cresçam dentro da agência. Isso evita líderes e técnicos frustrados. Caso contrário, a promoção de um líder técnico como gestor pode ser o caminho mais curto para perder um profissional e desmantelar um time.

Mais uma vez o autoconhecimento se mostra importante: o que, de fato, faz sentido para você? O que você busca como profissional? Essas são questões que precisam ser respondidas para dar um passo seguro na carreira.

Se você se sente confortável para lidar com pessoas, não é o seu conhecimento técnico que vai garantir o seu sucesso. Isso passa muito mais por aspectos como o entendimento de que um conjunto consegue resolver melhor do que você sozinho e também pela certeza de que você quer mesmo ser responsável por buscar a inovação na sua área de conhecimento.

7. A liderança é um interesse particular

Liderança é um interesse particular

Lideranças em marketing digital, e em geral, precisam desenvolver habilidades técnicas, mas, sobretudo, comportamentais. Ainda que a leitura da empresa sobre o profissional seja importante, é você quem deve perceber, antes de tudo, que tem perfil para essa função.

É preciso considerar que conhecimento profissional é possível ensinar com técnicas, com o cotidiano, com os erros e acertos. Já os valores e objetivos de um time precisam estar sempre, e em qualquer hipótese, alinhados.

 

Gostou desse conteúdo sobre liderança? Nesta quarta (03), às 19h, temos encontro ao vivo com Larissa Lima para discutir mais sobre os desafios da liderança na live “Sou líder, e agora?”. Inscreva-se entrando no grupo VIP da comunidade GPD.

Inscreva-se na live para aprender mais sobre como desenvolver lideranças em marketing digital

Fernanda Lins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *