30 / 05 / 18

Carreira em Marketing Digital: analista de mídia de performance (PPC)

Facebook Ads, Google Adwords, Linkedin Ads, Taboola, Outbrain, ufa. Esses são só alguns dos canais em que o analista de mídia de performance pode atuar para divulgar seu cliente. Os objetivos podem variar, mas esse profissional é diretamente responsável por tornar um projeto digital conhecido de seu público-alvo. No especial carreiras de hoje, vamos conhecer um pouco melhor sobre a jornada de que escolhe gerenciar a compra de mídia na internet.

O que faz um analista de mídia de performance (PPC)?

Entre as principais responsabilidades, o analista de mídia de performance é responsável por criar, gerenciar e otimizar campanhas de compra de mídia online. É sua missão identificar quais são o públicos, termos, interesses, criativos que melhor convertem para o objetivo da campanha. E aqui estamos falando de gerar tráfego, leads, envolvimento ou venda para determinado cliente.

Entre as responsabilidades mais comuns nos anúncios de vaga, destaca-se:

  • Implementação e configuração de campanhas de mídias de performance
  • Tagueamento e monitoramento das campanhas (UTM, Metas, Tracking)
  • Análise dos principais KPI´s (CPC, CPL, ROI)
  • Controle diário da verba investida (BID)
  • Geração de relatórios para acompanhar os resultados e apresentar planos de ação

Os melhores profissionais de mídia que conheço são incansáveis em entregar mais resultado com o menor investimento possível. Sabendo que com dinheiro não se brinca, eles se dedicam a otimizar as campanhas e testar novas possibilidades para aumentar o ROI (retorno sob investimento).

Qual a formação esperada de um analista de mídia de performance (PPC)?

Chapéu (cappelo) ilustra a Formação de analista de mídia de performance

Exatas, Marketing, Comunicação Social e áreas relacionadas são as formações de ensino superior mais frequentes nos anúncios de vaga. Mas como toda carreira de Marketing Digital, a graduação não é o item mais importante na seleção.

Quem atua na área de mídia, precisa gostar de analisar números e de estudar sobre comportamento do consumidor e leilão das plataformas que gerencia. É quando os cursos livres complementares e as certificações fornecedidas pelas plataformas ganham peso. Conhecer sobre ferramentas de bid management também fazem diferença em agências de maior porte.

Quanto ganha um analista de mídia de performance (PPC)?

Bolsa de dinheiro ilustra a seção Quanto ganha um analisa de mídia de performance (PPC)

De acordo com a Love Mondays, um analista de performance tem um salário médio de R$ 3.496 no regime CLT. O valor pode variar de R$ 1.887 a R$ 7.265 de acordo com a cidade, regime de contratação, empresa e responsabilidades do profissional.

Cursos e certificações em mídia de performance (PPC)

Pessoas em sala de aula ilustram a seção sobre Cursos e capacitações nas áreas de Compra de Mídia e Marketing de Performance

Possuir certificações nas ferramentas em que irá atuar é condição para quem deseja atuar em agência especializada em performance. A formação filtra os profissinais que possuem conhecimento téorico e o portfólio valida a comprovação prática.

Entre as certificações mais presentes nos requisitos de vaga estão:

Onde buscar vagas em marketing de performance

Quer saber mais sobre o mercado de analista de Compra de Mídia?

Inscreva-se na newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Larissa Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *