17 / 10 / 23

Negócios no mercado hoteleiro: dados apontam aquecimento no turismo em Alagoas

Além dos hotéis, mercado de aluguéis por temporada também atrai turistas para o estado

aquecimento-no turismo-em-alagoas

A business development manager da OTA Insight, Paula Rechi, trouxe números que ajudam a identificar tendências para o turismo em Alagoas, especialmente para a capital, Maceió. “Acredito que os dados trazem uma visão mais clara, com responsabilidade e rapidez, para possíveis melhorias e potencialização de resultados dos hotéis”. 

De acordo com as buscas na OTA Insight, plataforma de inteligência de dados baseada em nuvem para o setor hoteleiro, os destinos do Brasil são mais visitados pelos próprios brasileiros, com voos domésticos, seguido de Argentina, Portugal, Reino Unido e Itália. “Nos últimos 180 dias, a busca por hotéis para Maceió também é liderada pelo Brasil, depois Argentina, Paraguai e Uruguai”, explicou Paula. 

Em relação aos preços, Paula comentou sobre a importância da prática de descontos não apenas em feriados, mas buscar outras datas. “Quem vem a Maceió não fica apenas uma noite, promoções assim podem ajudar a atrair volume de hospedagem e descontos, sejam por antecedência de compra, seja com outras estratégias, a prática de preços é importante na receita final dos hotéis”.

Aluguel por temporada: turismo em Alagoas precisa se aliar!

Aquecimento no turismo em Alagoas

Embora seja um serviço diferente de um hotel, as propriedades de short term rental, que numa tradução livre, significa aluguel de curto prazo, também compõem o setor de turismo e, segundo Paula Rechi, é preciso estar próximo desse mercado. “Com a pandemia houve um aumento exponencial, estão se especializando e, hoje, até grandes redes hoteleiras têm esses braços residenciais”. 

“Muitos desses novos tipos de empreendimentos têm serviços diferenciais, como piscina, internet, portaria 24 horas. Esse segmento é novo, mas importante. Em 2023, não apenas no Brasil, mas em toda América Latina, o crescimento da procura por esse tipo de hospedagem, comparado com o ano passado, foi de 125%”. 

Segundo os dados, existem cerca de 1800 propriedades com esse perfil em Maceió e a ocupação para novembro desse ano já está em 31%, a média de preço é de R$ 222 e 90% dos empreendimentos são apartamentos. “É preciso monitorar os dados, refinar e ser rápido”.

Sara Basan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *