21 / 06 / 22

A importância do autoconhecimento para a gestão de carreira

O processo de autoconhecimento potencializa o desenvolvimento de competências e amplia a visão sobre o valor no mercado de trabalho

Quando o assunto é autoconhecimento é difícil saber por onde começar. Com certeza você já passou por alguma situação que lhe fez repensar sobre o seu lugar no mundo, sobre suas qualidades e defeitos e até sobre seus objetivos de vida. E se tais incertezas surgem no âmbito profissional, a sensação de estagnação pode ser ainda mais latente. A seguir entenda a importância do autoconhecimento para a gestão de carreira. 

Esses questionamentos geralmente vêm disfarçados de frustrações pontuais no dia a dia, como a execução de tarefas em um trabalho que não satisfaz como antes, a remuneração não compatível com a própria função, as tentativas sem sucesso de promoção dentro da empresa ou até a percepção da ausência de uma liderança firme.

Autoconhecimento para a gestão de carreira. Exemplificamos com mulher negra sorridente fazendo anotações, usando laptop

Existem algumas estratégias que podem ajudar nesse encontro consigo mesmo, por assim dizer, para se desenvolver uma gestão de carreira mais concisa e ir ao encontro da tão buscada satisfação profissional. Com a dose certa de autoconhecimento muita coisa é possível, mas você precisa saber que é este um processo que demanda investimento, tempo e dedicação. 

Se você está verdadeiramente a fim de se comprometer, continue lendo e descubra por que ir em busca de autoconhecimento é tão importante para a gestão de carreira.

O que é autoconhecimento?

Antes de entrar na discussão sobre a gestão de carreira, você precisa saber o que significa autoconhecimento que, como a Psicologia define, é o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. Trata-se de um processo de investigação particular que uma pessoa inicia para identificar suas características mais marcantes, seus pontos fortes, habilidades, gostos e padrões de comportamentos. 

Aventurar-se na jornada do autoconhecimento pode contribuir com o desenvolvimento da autoconfiança para as tomadas de decisões, para a definição de objetivos de forma mais eficiente e para melhorar o relacionamento com o coletivo. 

Por meio do autoconhecimento fazemos melhores escolhas, controlamos melhor nossas emoções, lidamos de maneira mais sensata com a autoestima, a ansiedade e com demais dificuldades emocionais, minimizando os riscos de ter a saúde mental abalada. Sendo assim, conhecer melhor a si mesmo é um importante passo tanto na vida pessoal quanto na profissional.

Autoconhecimento para a gestão de carreira

Conhecer a fundo suas potencialidades é um trunfo que vai lhe ajudar a escolher caminhos que realmente se encaixam nos seus objetivos. É primordial, inclusive, para que você possa estabelecer um planejamento de carreira eficaz e conquistar aquela satisfação ao final de um dia de trabalho. Quando uma pessoa tem clareza sobre seus valores, seus pontos fortes e seus pontos de melhoria, ela será mais capaz de tomar decisões assertivas e fazer escolhas de forma mais consciente.

Investir em um processo de autoconhecimento para a gestão de carreira é saber que competências técnicas serão desenvolvidas e que a visão sobre o seu valor no mercado de trabalho, independente da área, tende a ser ampliada. Como uma coisa puxa a outra, esse processo é benéfico ainda para o trabalho em equipe, uma vez que você entende sua vulnerabilidade, seus limites e se atenta para os limites do outro. 

Habilidades interpessoais em evidência

mãos de diversas pessoas unidas, uma sobre a outra representando post sobre autoconhecimento para a gestão de carreira

Flexibilidade, boa comunicação e trabalho em equipe são exemplos de soft skills

Você já ouviu falar em soft skills? É um termo bastante utilizado atualmente no ambiente corporativo que pode ser definido como habilidades interpessoais ou humanas. Elas nada mais são do que as competências que evidenciam a forma como nos relacionamos com as pessoas e com as situações.

No processo de autoconhecimento é possível descobrir tais habilidades, uma vez que você está entendendo melhor o que desempenha bem e o que precisa melhorar. As soft skills, diferentemente das hard skills – habilidades técnicas – que são associadas ao campo de atuação, não podem ser comprovadas por meio de currículo, já que são competências diretamente ligadas à forma como agimos, sentimos e pensamos em detrimento das situações.

As habilidades interpessoais são intrínsecas e avaliadas como facilitadoras de desempenho de um profissional no ambiente corporativo. Se o conhecimento em um software pode ser considerado uma hard skill, por exemplo, flexibilidade, escuta ativa, boa comunicação e trabalho em equipe são soft skills.

Ter conhecimento técnico é essencial para cumprir determinadas funções no trabalho. Entretanto, no exercício diário da convivência coletiva é preciso lidar com diferentes tipos de pessoas e emoções, por isso o autoconhecimento se faz tão importante, especialmente para pessoas que almejam cargos de gestão e liderança.

Como desenvolver o autoconhecimento profissional 

Agora você já tem consciência sobre o papel do autoconhecimento para a gestão de carreira e sua relação com as habilidades pessoais, mas ainda não sabe como aplicá-lo no seu planejamento profissional? Aqui vão algumas dicas de dar o pontapé nesse processo:

Faça terapia. Você achou que esse ponto ficaria de fora? A saúde mental preservada é o primeiro grande passo para estabelecer objetivos reais, seja na vida pessoal ou profissional. O acompanhamento terapêutico promove reflexões pontuais sobre tudo o que envolve sua vida. Portanto, ela é uma ferramenta poderosa e que deve ser utilizada caso haja condições para tal.

Busque por aprendizado. Aqui não vale somente o curso de especialização, a capacitação ou a certificação online, mas também ampliar a rede de contatos, a famosa networking. Buscar inspirações, profissionais referências e mentores é algo importante e que, definitivamente, contribui para o autoconhecimento, uma vez que você passará a perceber outras perspectivas sobre determinados assuntos.

Acolha sua vulnerabilidade. Questione sempre que tiver dúvidas, pois nada mais digno do que assumir a própria imperfeição. É importante também questionar-se a si mesmo para ter mais clareza de onde se quer chegar. Não há problema nenhum em recalcular a rota, o importante é estar em paz com as próprias escolhas.

Pronto! A partir de agora é por sua conta. Use esse conteúdo como um guia inicial na sua busca pelo autoconhecimento e com certeza você chegará onde quiser. Se quiser sugerir algum tema é só deixar nos comentários.

 

Cadastre-se na nossa newsletter para receber conteúdos exclusivos sobre autoconhecimento para a gestão de carreira:

 

Sara Basan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *