17 / 10 / 23

Foco no cliente: propósito e planejamento na rede hoteleira

Imersão GPD: palestra traz insights e dados para aumentar as vendas com o marketing

Planejamento na rede hoteleira

“Marketing não é só para comunicar, chamar atenção, ganhar like. Vende mais quem conta as melhores histórias”, foi assim que o gerente de marketing e vendas diretas dos Hotéis Ponta Verde, Lucas Romariz, começou a sua palestra sobre Planejar para posicionar seu produto hoteleiro. O gerente reforçou a importância e as mudanças no marketing durante a evolução do mundo e do mercado. 

Com a experiência de mais de 18 anos trabalhando com marketing, em mais de 20 países, Romariz hoje lidera o departamento de marketing e vendas diretas de uma rede de hotéis com estabelecimentos em Maceió e na Praia do Francês, em Marechal Deodoro. O grupo tem mais de 40 anos no mercado hoteleiro do estado. 

“Para que seja atrativo, o seu produto precisa oferecer um benefício. Antes o marketing era apenas voltado pra comunicação, apenas para chamar atenção. O que acontecia depois o departamento de vendas resolveria. Isso foi evoluindo. Hoje o seu negócio precisa entender o ecossistema como um todo”, pontuou o gerente. 

Lucas também reforçou que é preciso entender quem são os clientes, com quais gerações está se comunicando, quais as preferências desse público. “É preciso criar conteúdo para um ambiente sustentável, quem tiver fora disso vai perder espaço”, disse. 

Foco principal: o cliente

Planejamento na rede hoteleira

Como o marketing se tornou uma atividade para gerar lucro e não apenas comunicar, o mito de que marketing não é vendas já foi quebrado com a evolução do mercado, seja no trade hoteleiro, seja em qualquer outro. “É preciso criar valor, comunicar diferenças”. 

Nesse contexto, Lucas Romariz falou da importância de pensar em um propósito para o negócio, ou seja uma razão de existir, uma solução que, de fato, beneficie o cliente, e um planejamento sob a perspectiva de onde o seu negócio está, para onde vai e como vai chegar lá. 

“Identifique o seu porquê, qual a dor ou necessidade que o seu serviço/produto supre. Foque na resolução de problemas, nos clientes ideais para direcionar sua comunicação. É importante pensar no seu posicionamento que nada mais é do que a forma como você quer que seu público-alvo te veja. E não esqueça: posicionamento requer diferenciação. que determina o certo e errado são os resultados”, finalizou.

Sara Basan

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