Como aumentar as reservas: transformando visitantes do site em hóspedes
Para aumentar as reservas diretas do seu hotel não basta ter um site bonito, é preciso saber exatamente o que fazer
Você tem um site incrível para seu hotel ou pousada mas está lutando para aumentar as reservas e transformar visitantes em hóspedes? Saiba que muitos proprietários de hospedagens e profissionais do setor hoteleiro enfrentam esse desafio.
No entanto, há luz no fim do túnel. Com algumas estratégias inteligentes é possível aumentar as chances de levar os visitantes de um site de hospedagem a realizarem reservas concretas diretamente.
Neste artigo vamos ver como colocar em prática esta possibilidade.

Aprenda a transformar visitantes do seu site em hóspedes.
O desafio de converter visitantes do site em hóspedes
O mercado hoteleiro é altamente competitivo e atrair visitantes para o site de uma hospedagem é apenas o primeiro passo. O verdadeiro desafio está em transformar esses visitantes em hóspedes satisfeitos.
Se você é um hoteleiro ou profissional de marketing hoteleiro, sabe que as reservas são o que impulsiona o sucesso do seu negócio. E aumentar as reservas, especialmente das vendas diretas, é o desejo de todo gestor do ramo.
Para alcançar este objetivo, é fundamental entender como funciona o comportamento do seu cliente durante sua jornada, ou seja, desde o momento da pesquisa da hospedagem, passando pelo fechamento da reserva até a avaliação da estadia.
Sendo assim, não basta ter um site bonito ou estar presente nas redes sociais. Para aumentar as reservas diretas do seu hotel é preciso saber exatamente o que fazer. A seguir, algumas sugestões que podem ser úteis para o seu negócio.
Otimize seu site para o visitante ter uma boa experiência
Para conquistar o visitante e aumentar as reservas, o site do seu hotel deve ser fácil de navegar, informativo e atraente, com fotos e descrições completas dos quartos, serviços e instalações. Isso facilita a navegação do usuário e eleva a probabilidade dele continuar na página.
Além disso, o site precisa ter um sistema de reserva fácil de usar. Um processo de reservas complicado pode afastar os visitantes, então, certifique-se de que seu sistema seja simples, intuitivo e seguro. Ofereça opções de pagamento flexíveis e deixe claro o preço total, evitando surpresas desagradáveis para o visitante durante o processo.
Outra dica que pode fazer a diferença é otimizar seu site para SEO, que é melhorar a visibilidade e o reconhecimento da sua marca para as intenções de busca para o local onde a hospedagem está localizada.
Por exemplo, use palavras-chave específicas da sua localização, como “hotel para família em Maceió”, e inclua informações detalhadas sobre a proximidade a atrações locais, restaurantes e pontos turísticos.
Gerencie reservas no seu site, sem intermediários

Gerencie suas vendas sem intermediários
Um motor de reservas é uma ferramenta utilizada na indústria hoteleira e em outros setores de hospedagem para permitir que os clientes façam reservas diretamente no site do estabelecimento, diferente de recorrer a intermediários, como agências de viagem online (Online Travel Agencies – OTA).
Essa ferramenta é essencial para a automação do processo de reserva e a gestão eficiente das disponibilidades, preços e políticas de cancelamento. Os clientes podem verificar a disponibilidade de quartos, tarifas, e fazer reservas em tempo real, proporcionando uma experiência de reserva mais rápida e conveniente.
O uso de software dentro do site pode aumentar as reservas diretas, diminuindo o custo de aquisição por reserva. Conheça alguns motores de busca:
Use as redes sociais ao seu favor
Produzir conteúdos inteligentes é um bom estímulo para aumentar as reservas do seu hotel a longo prazo. Isso porque as mídias sociais têm papel importante no planejamento das férias.
Uma pesquisa recente da Booking.com sobre o comportamento de viajantes ao redor do mundo apontou que 39% dos viajantes do Brasil utilizaram as redes sociais como fonte de inspiração nas suas últimas viagens.
Sem dúvidas, turismo e viagens são assuntos que geram muito engajamento. Considere fazer um planejamento de conteúdo em formatos diversos para o seu hotel com promoções, dicas de viagem, ideias de destino, dicas de restaurantes e de atividades na cidade etc.
As redes sociais podem ser um canal poderoso para promover seu hotel, interagir com os potenciais hóspedes, mostrar os diferenciais do lugar e estreitar o relacionamento para estimular o aumento das reservas diretas no futuro. O Hotel Brisa, parceiro do GPD, já entendeu a importância desse canal e tem diversificado o conteúdo com inteligência, olha só:
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Mantenha contato com seu visitante e hóspede
Mantenha contato com os visitantes e hóspedes ao longo da jornada deles até o pós-estadia.
O chat ao vivo e o suporte são ótimas ferramentas para responder prontamente a perguntas e dúvidas dos visitantes do seu site e aproveitar o calor do momento da pesquisa e, quem sabe, eliminar qualquer objeção que possa existir antes da reserva.
Com os hóspedes, utilize e-mails personalizados, mensagens SMS ou promoções e newsletters. Assim você manterá seu hotel na mente deles e irá incentivá-los a fazerem reservas diretamente com você no futuro.
Ofereça benefícios exclusivos
Oferecer benefícios exclusivos para reservas feitas diretamente com o hotel pode ajudar a motivar os hóspedes a reservar diretamente com você. Upgrades de quarto, descontos em refeições e bebidas ou serviço de transporte gratuito são boas opções de bônus.
Monitore os dados e ajuste o que for preciso
A venda direta é uma parte vital para a receita do seu negócio, portanto, é importante investir tempo e recursos para aprimorá-la. Mas quem investe quer resultados e, para isso, o acompanhamento é crucial.
Utilize ferramentas de análise de dados para monitorar o desempenho do seu site e das suas campanhas de marketing. Acompanhe métricas como taxas de conversão, origens de tráfego e comportamento do usuário. Com base nesses dados, ajuste suas estratégias continuamente para otimizar a conversão.
Considere explorar as ferramentas:
Aprenda como aumentar as reservas com o GPD em Alagoas
Como você pode ver, aumentar as reservas e transformar visitantes do site em hóspedes em Alagoas requer uma abordagem estratégica e focada. Pensando em democratizar o conhecimento sobre o tema, no dia 17 de outubro, o GPD realiza o evento Imersão GPD: Hotelaria em Alagoas.
Pensada a partir da jornada do hóspede, a programação é focada no compartilhamento das boas práticas que realizamos em parceria com grandes nomes da hotelaria alagoana e nossos convidados especiais.
Em parceria do Sebrae Alagoas, o público hoteleiro poderá saber como integrar o time para aumentar a participação da venda direta em sua receita num encontro de perto com quem constrói nossos cases de sucesso.
Inscreva-se no Imersão GPD: Hotelaria em Alagoas
O evento Imersão GPD: Hotelaria em Alagoas acontece no dia 17 de outubro, das 13h às 19h, no Hotel Brisa Suites, em Maceió-AL, em formato híbrido: presencial e online. Os ingressos custam entre R$57 e R$250 e as inscrições podem ser feitas aqui.
Para ampliar o impacto sócio-econômico do evento, 10% dos ingressos serão destinados para o público diverso. Lideranças femininas, profissionais negros e periféricos poderão se inscrever para solicitar acesso gratuito preenchendo formulário disponível no site do evento.