12 / 07 / 22

Plano de carreira: 4 passos para colocar em prática

Elabore um plano de carreira eficiente para descobrir seus valores, suas habilidades e aprenda a identificar empresas compatíveis com suas potências.

O plano de carreira é o caminho que uma pessoa está determinada a percorrer dentro de uma organização para atingir metas e expectativas. Colocar em prática um plano de carreira é uma tarefa que demanda atenção e dedicação. Além disso, é necessário ter em mente o que se deseja alcançar a médio e longo prazo dentro da empresa em que se está inserido.

Para o funcionário, o plano de carreira é uma mola propulsora para a realização profissional. Para a empresa, é um mecanismo excelente para atrair, reter talentos e evitar uma rotatividade recorrente, o famoso turnover, quando a empresa perde bons funcionários.

A execução do plano de carreira, então, é um trabalho em equipe. Isso porque a empresa pode desenvolver o melhor dos programas de carreira mas, caso o funcionário não consiga colocar em prática suas potências ou não queira evoluir profissionalmente, o plano acaba se tornando ineficiente.

Continue lendo para descobrir os principais passos para colocar em prática um plano de carreira eficiente.

Mãos femininas prestes a fazer anotação sobre plano de carreira

Criar um plano de carreira é traçar um caminho para atingir metas e expectativas.

Por que pensar no plano de carreira? 

De um lado, uma pessoa insatisfeita com os rumos que a carreira vem tomando ou que ainda não enxerga como se encaixar no mercado. Do outro, uma empresa com funcionários pouco engajados e alta taxa de rotatividade. Onde há um programa de trilha de carreiras, todos tendem a sair ganhando.

Um plano de carreira bem aplicado favorece o aproveitamento do potencial intelectual e criativo de times, impulsiona índices de engajamento e incentiva o aprendizado contínuo, conhecido também como lifelong learning.

É uma estratégia inteligente e que pode orientar quem está ou não inserido no mercado de trabalho. Uma pessoa recém-formada, por exemplo, precisa saber quais serão seus próximos passos na vida profissional e o que fazer para se destacar; enquanto alguém que já está no mercado precisa traçar metas para estabelecer seu futuro dentro da empresa empregadora.

Não saber por onde começar? Um passo a passo pode ser útil.

 

Passo 1: Autoconhecimento

Uma maneira eficaz de começar a planejar a própria carreira e se conhecer bem. Você não precisa, num primeiro momento, saber exatamente o que quer, mas precisa conhecer quais ferramentas usar para começar sua jornada. Autoconhecimento é fundamental.

Criar um cenário com possibilidades para o futuro é uma forma de prever possíveis percalços e começar a investir em qualificação desde cedo. Tomar nota, à sua maneira, de funções que você gostaria de desempenhar, trabalho que você gosta de fazer, um cargo que você almeja ou até uma expectativa financeira já é uma boa maneira de começar um plano de carreira.

Além disso, um bom mergulho na sua personalidade e preferências vai abrir um caminho de possibilidades. Conhecer seus pontos fortes e suas soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, será esclarecedor para esse processo.

Existem algumas ferramentas de autoconhecimento que podem lhe auxiliar a explorar a própria mente, fazer novas descobertas e descobrir seus propósitos. Uma delas é a mandala Ikigai, que ajuda a refletir e alinhar sobre suas aspirações pessoais e profissionais, bem como valores e oportunidades de trabalho.

Passo 2: Alinhamento de interesses

Um relacionamento só dá certo quando as duas partes estão alinhadas, concorda? O mesmo acontece entre funcionário e empresa. É preciso ter clareza dos seus próprios valores e do que você jamais abriria mão pelo seu salário.

Isso parece um pequeno detalhe, mas faz uma diferença gigante. Para um plano de carreira eficiente, todos precisam entender que o alinhamento dos valores culturais é a base. E, ainda, a transparência na comunicação é indispensável. 

Se você já está no mercado, preste atenção na sua relação com sua liderança, observe os feedbacks construtivos e participe das reuniões de crescimento. Se esse não é o seu caso, saiba que é possível alinhar os valores culturais desde a busca por vagas até às entrevistas individuais com o RH. 

Passo 3: Defina suas metas SMART

Depois de se conhecer melhor, saber seus pontos fortes e seus valores, é hora de finalmente colocar em prática seu plano de carreira. Para isso você pode usar a metodologia SMART.

SMART é uma sigla em inglês que, traduzida para o português significa Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e Temporal, que são as etapas de um planejamento inteligente. Muito útil para quem deseja traçar um plano de carreira.

Aqui está um exemplo de meta SMART para quem já está inserido no mercado de trabalho: conquistar um novo cargo como Analista Pleno na empresa em que atua em até um ano. Essa meta é específica na escolha do cargo, pode ser mensurável por meio de avaliações e feedbacks de lideranças, é atingível pois pode ser alcançada por meio de capacitação, é relevante financeiramente para quem a traçou e é temporal, já que deve ser batida em até um ano.

Agora vai ficar mais claro pra você traçar suas metas SMART, dentro de organizações ou não. 

Passo 4: Continue aprendendo

Embora o diploma de graduação seja importante, ele não garante que um profissional alcance seus objetivos. Um bom plano de carreira engloba o processo contínuo de aprendizagem. 

Buscar maneiras de se especializar e capacitar é uma forma de ampliar seu diferencial competitivo e elevar o seu valor dentro da empresa. Cursos presenciais, participação em eventos, cursos online e mentoria são algumas opções para  a manter a atualização.

Como você leu, criar um plano de carreira não é prever o futuro, é saber o jeito certo de caminhar até um objetivo. E não esqueça algo importante: para se chegar a um lugar existem vários caminhos possíveis e recalcular a rota é completamente normal. 

Sara Basan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *