Conteúdo relevante: 4 dicas imperdíveis para atrair público
Produzir conteúdo relevante para seus clientes é algo fundamental na construção da marca, principalmente em momentos que precisamos fortalecer a imagem para o momento e para o pós-crise. Dentre os benefícios, uma bom texto pode compartilhar informações, atrair publico, gerar leads, convertê-lo em clientes e, transforma-los em fãs de sua empresa.
Conteúdo Relevante = Alcance Orgânico
Quando o cliente está no Instagram, recebe diversos tipos de conteúdo: amigos, familiares, causas, mídia etc. Naquele universo, boa parte das empresas se perdem nesse cenário online. Para aparecer, sua marca precisa ter o conteúdo que desperte o engajamento do leitor e que o faça compartilhar nas redes sociais, divulgando a sua marca e o apresentando a outros seguidores. Esse é o boca a boca online e pode ser considerado como alcance orgânico no marketing digital.
Não esqueça: como marca, é fundamental que se aprimore o conteúdo, já que a empresa está disputando espaço com outras afinidades, que também são mais confiáveis ao consumidor.
Para começar: pesquise!
Descrevendo a importância, parece que o trabalho é fácil e possui uma fórmula. Na verdade, para se produzir conteúdo relevante para a web, é necessário muita pesquisa. Pesquise bastante sobre o seu público antes de produzir conteúdo.
Mas, pesquisar o que exatamente? Antes de começar a produzir materiais, analise a personalidade de sua marca e pense como ela se comporta diante da sua persona. Abaixo algumas das informações que você deve ter sobre o seu público e que podem interferir na forma em que você busca a sua persona:
- Plataformas preferidas do público: Twitter, Instagram, TikTok, LinkedIn
- Aplicativos de mensagens: TeleGram, WhatsApp
- Sites e blogs: eles podem ser parceiros em potencial
- Opções de conteúdo que o público recebe no meio digital: Vídeos, áudios, fotos
E a mídia paga?
A mídia paga vai ajudar a promover o negócio, mas não vai criar uma relação de confiança necessária antes da primeira compra. Essa construção de confiança pode ser feita ao longo da relação que a marca está construindo com o público através do conteúdo.
Por isso, não anuncie apenas ofertas! Veja outras formas de planejar e investir em uma boa proposta editorial, por exemplo. Desenvolva ações que valem a pena ser divulgadas.
Vamos às dicas!
Identidade de marca forte
Uma marca forte faz com que o usuário a identifique no momento do consumo do conteúdo. Seja a partir das cores, tom de voz, personalidade e até mesmo a forma de se relacionar com o público.
A sua identidade precisa falar com o cliente de forma autêntica, amigável e humana. Fale sobre o que tem propriedade e que seja de interesse ao público, até mesmo quando se trata de conteúdo audiovisual. Veja alguns insights:
- audiovisual tem 40x mais chances de serem compartilhados nas mídias sociais (Fonte: Google Prime)
- produções próprias geram mais impactos que fotos de banco de imagem.
Conteúdos compartilháveis
Pesquisar onde seu público está online a maior parte do tempo vai te fazer gerar insights para criar algo que ele deseje compartilhar, ou seja, algo que vai agregar algo na comunicação dele. Criar conteúdo relevante é produzir algo compartilhável.
Para saber o que sua audiência compartilha com os amigos, vale adquirir ferramentas como Hootsuite, Social Mention e Sprout Social que vão ajudar na pesquisa e a aprender o comportamento dela. Também mantenha-se inteirado dos interesses de seu público através de pesquisa de satisfação, enquetes, grupos etc.
Seja estratégico
Distribua o seu conteúdo de forma estratégica, a produção, ainda que institucional deve atingir ao menos um desses objetivos: ser útil, gerar entretenimento ou ter uma identidade. Isso porque:
- utilidade geram lições valiosas e informam;
- entretenimento fazem o publico rir, refletir ou despertar um sentimento;
- identidade refletem aspirações ou estilo de vida da audiência.
Invista em Colabs
Que tal unir forças para crescer sua audiência e até mesmo ser relevante para usuários semelhantes? Esses são alguns benefícios das colabs. Uma marca tem sucesso a partir de sua audiência e ter o cliente como colaborador é uma excelente forma de se tornar relevante. Dê voz e destaque ao seu cliente, mostre que ele é responsável pelo sucesso de sua marca.
Exponha resultados de enquetes, faça desafios, republique imagens ou comentários. Além disso, acrescente publicações em seu blog sobre a reputação de sua marca diante dos clientes.
Outra forma é buscar parcerias com outras marcas e fazer colabs. Fique atento aos blogues, sites, influenciadores que sejam relevantes para o seu público.
Para finalizar, não esqueça da importância de mensurar o impacto gerado em seu conteúdo. Observe o que está dando resultado e não hesite em trocar se não funcionar. Seja flexível, nem tudo ocorre da forma que planejamos, porém vale focar em aprimorar o que dá certo.
Para te ajudar a colocar em prática o seu Marketing de Conteúdo, você pode contar com ajuda do GPD. Para se manter informado, assine a nossa newsletter.
Shay Leite
Jornalista, especialista em Marketing Digital, curiosa e atualmente como gestora de projetos no GPD. Gosta de ver de tudo na internet e sempre busca detalhar tudo que faz.