20 de maio de 2020

A importância de criar planos de ação para desenvolvimento da sua empresa

Os planos de ação são metodologias para identificar quais as condutas necessárias para alcançar os objetivos. Estabelecer metas é fácil, o trabalho árduo está em alcançá-las. Tais planos têm sido muito utilizados nesses dias de ressignificação de negócios porque foca no que precisa ser resolvido e a partir daí, começa a desenvolver uma estratégia de solução.

Lembre-se: planejar soluções acaba se tornando mais fácil do que agir. A maioria das pessoas não tiram seu plano do papel por se sentirem pressionadas em executar a tarefa ou por não ter foco e/ou disciplina. Por isso, os planos de ação são tidos como simplificadores de processos e potencializam a chances de resolução.

Planos de ação no alcance de metas

Está difícil de atingir as metas? Então vamos ter a clareza do que está dificultando. Comumente, para colocar os planos de ação em prática, algumas empresas  (e até mesmo profissionais, se tratando de carreiras pessoais) contam com alguns “modelos para abordar problemas”, onde a função é focar no problema e, assim como avaliar o quanto ele é quantificável e quais impactos causam na sustentabilidade financeira.

Exemplo: o seu e-commerce teve queda nas vendas. O foco no problema seria algo aproximadamente assim: “Em março, as visitas caíram 20% em relação ao ano (ou mês passado) gerando uma redução de 12% na receita mensal”.

Grandes objetivos geram tensão e para evitar a quebra da produtividade, uma boa alternativa é fragmentá-lo em várias etapas-chave e, de pouco em pouco, conquiste a meta principal. Outra dica relevante é focar no “Por que estou trabalhando nisso?”

Modelo para abordar problemas

Não há verdades absolutas e nem respostas prontas na hora de solucionar uma dificuldade. Cada negócio é único por imprimir propostas de valores únicas e saber resolver o problema de forma individualizada é tão importante para a empresa, quanto os recursos, tempo e departamento responsável por gerenciá-la.

Usar essa estrutura pré-existente, estimula a produtividade, eficiência e criatividade. Você pode elaborar um documento simples, respondendo quatro questões:

  • Por quê? –  sendo a definição do problema, pode ser através de uma lista com itens e detalhes de cada situação;
  • O quê? – sendo a identificação do que seria um resultado ideal, aqui também é válido avaliar s impactos causados para clientes, equipes e parceiros;
  • Como? – apresentando as estratégias para solucionar o problema, estabeleça o que está ao alcance do escopo de sua empresa e identifique parâmetros e o impacto para a marca;
  • Quem, Onde e Quando? – para estabelecer a prática, assim como o plano de ação sem sobrepor outras pessoas que podem estar tentando resolver a mesma situação ou algo similar ou até mesmo direcionar para uma equipe mais qualificada no assunto.

Superando desafios

Falamos no item acima como identificar os problemas, mas para superá-los é preciso focar em:

  • O que pode ser ajustado para aumentar o impacto ou solucionar aquele problema;
  • Como progredir diante dessa solução, além de como aumentar a sustentabilidade do seu negócio. Aqui vale estudar o concorrente, revisar preços e até mesmo elaborar novas campanhas etc;
  • Foque no motivo pelo qual você está trabalhando, manter o senso de urgência evita que tarefas ou etapas sejam negligenciadas;
  • Faça acompanhamento das tarefas, compartilhar pequenas conquistas faz parte da motivação e ajuda a manter o otimismo e o progresso.

Além disso, não esqueça do fator mudança. Todo planejado, toda estratégia e até mesmo a configuração de sua empresa pode mudar e quando isso acontecer, seja flexível. Reveja seu plano de ação com frequência e melhore sempre que possível, visando a progressão empresarial (e até mesmo profissional se aplicar essas regras para o desenvolvimento de carreira).

Para te ajudar a colocar em prática os planos de ação relacionados ao universo do Marketing Digital, você pode contar com ajuda do GPD. Deixa nos comentários como está funcionando a sua gestão de projetos.

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Shay Leite

Jornalista, especialista em Marketing Digital, curiosa e atualmente como gestora de projetos no GPD. Gosta de ver de tudo na internet e sempre busca detalhar tudo que faz.

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