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Processos

20 de março de 2019

O que aprendemos com os erros em gestão de mídia paga

Se você procurar no Google, vai encontrar diversas dicas para fazer mídia de performance. Algo raro, no entanto, é compartilhar os erros em marketing digital. É o que fazemos agora. Aproveite e confira nossos aprendizados com gestão de mídia paga.

Para alinhar expectativa, preciso registrar que nossa missão com compra de mídia é apoiar os clientes na atração de público-alvo para conteúdos relacionados ao processo de vendas.

Já falamos sobre isso aqui:

7 dicas para fazer gestão de mídia de performance
Carreira em Marketing Digital: analista de mídia de performance (PPC)

Vamos aos erros em gestão de mídia paga

Cliente aprovou a proposta do time comercial, hora de começar as campanhas. Ainda não! Resolvi destacar os erros mais comuns nas etapas de implementação e acompanhamento. Vamos dividir assim:

  • Planejamento
  • Setup: configurações e monitoramento
  • Mensuração de resultados

Planejamento

Nesta fase, o principal desafio do time de mídia é traçar com clareza o objetivo do projeto. Visitas, leads e vendas são os mais comuns.

Quanto mais complexo o negócio, maior a dificuldade de acertar de primeira o público, palavras-chaves, verba, mensagem e página de destino.

Como evitar o erro: se você não conhece a área de atuação do cliente, evite prometer resultados no primeiro mês. Considere a fase de aprendizado mútua em busca do público ideal.

Setup: configurações e monitoramento

Esta etapa é fundamental para assegurar o acompanhamento e identificação dos pontos de melhoria da gestão de mídia. É aqui que mais vemos erros. Seja por ansiedade na prestação de serviço ou por falta de suporte do cliente. Destaco:

  1. Atraso na liberação de acessos (Google Analytics, Gestor de Anúncios)
  2. Meio de pagamento com saldo insuficiente
  3. Ausência de código de monitoramento nas páginas anunciadas

O que aprendemos com estes erros:

1 – Atraso na liberação de acessos (Google Analytics, Gestor de Anúncios)

A etapa de onboarding da gestão de mídia começa com participação efetiva do cliente. É dele a missão de providenciar os acessos necessários ao início das configurações. O atraso no envio das informações prejudica a expectativa de resultado e o engajamento do time de mídia. Iniciar os trabalhos com parte dos acessos é possível, mas deve ser uma exceção compartilhada com o cliente.

2 – Meio de pagamento com saldo insuficiente

Este aqui é um erro muitas vezes negligenciados pelo cliente ou pelo time de mídia. Os anúncios só podem começar com um meio de pagamento de responsabilidade do cliente. Por vezes, já vimos os anúncios pausarem por falta de saldo. Por isso, nosso maior aprendizado é determinar um forma alternativa de quitar o extrato em menos de 3 dias. Isso para  evitar a perda de aprendizado das otimizações realizadas.

3 – Ausência de código de monitoramento nas páginas anunciadas

Sem monitoramento, a compra de mídia deixa de ser focada em performance para se restringir a visualização de conteúdo. Este fato impede a compreensão sobre o caminho realizado pelo público para chegar na etapa de compra. E aí perde-se inteligência para descobrir o que é necessário fazer para converter.

Mensuração de resultados

É nesta fase que equipe e cliente vão enxergar a evolução dos anúncios, a partir dos dados de monitoramento e do movimento registrado pelo time comercial na outra ponta. Por isso é fundamental que o trânsito de informações seja ágil e transparente. Do contrário, vivenciamos problemas como:
1 – Ausência de acompanhamento entre o marketing e vendas
2 – Demora no retorno aos contatos (leads)
3 – Falha na interpretação dos dados

E aí? Tem alguma dúvida sobre os erros e acertos da gestão de mídia paga?

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Larissa Lima

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O GPD é resultado de mais de 10 anos de experiência de sua fundadora, Larissa Lima, na gestão de projetos de Marketing Digital. Desde 2016, apoia profissionais e empreendedores da área a conquistar a excelência de seus projetos digitais sem aumentar sua jornada de trabalho.

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