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Como a Rede Brisa aumentou suas vendas diretas em mais de 120% com a consultoria GPD e Omnibees

Como a Rede Brisa aumentou suas vendas diretas em mais de 120% com a consultoria GPD e Omnibees

A Rede Brisa Hotéis, maior grupo hoteleiro de Alagoas, com sete unidades em operação, é um exemplo de como estratégias inteligentes e bem executadas podem transformar os resultados de vendas. Com a parceria da consultoria de Gestão de Projetos Digitais (GPD) e da Omnibees, a Brisa conseguiu aumentar suas vendas diretas em mais de 120%, fortalecendo sua lucratividade em um mercado altamente competitivo.

Nos últimos anos, a Rede Brisa Hotéis, maior rede hoteleira em Alagoas, tem demonstrado um crescimento constante em suas vendas diretas, alcançando um aumento de mais de 120%, no comparativo entre os meses de janeiro a setembro de 2023. Essa trajetória de sucesso é resultado de uma parceria estratégica com a Consultoria GPD e a Omnibees, que juntas implementaram ações focadas na maximização da presença digital e na otimização da jornada do hóspede.  

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Entenda por que as vendas diretas são tão importantes

As vendas diretas são essenciais para o crescimento sustentável de qualquer rede hoteleira. Elas não apenas aumentam a receita, mas também permitem que os hotéis tenham um controle maior sobre a experiência do cliente. 

A Rede Brisa, por exemplo, com uma estratégia bem elaborada, conseguiu elevar a participação de vendas diretas de 21,40% para 31,6% em 2024, comparado ao ano anterior. Sem dúvida um feito impressionante em um mercado altamente competitivo e que, vale lembrar, registrava apenas 5% de marketing share quando a parceria começou em 2018.

É importante ressaltar que, embora as Agências de Viagens Online (OTAs) desempenhem um papel crucial na distribuição e visibilidade, a Rede Brisa entende que a diversificação dos canais de venda é fundamental. Foi justamente através de um equilíbrio saudável entre vendas diretas e OTAs que a rede conseguiu maximizar sua receita e fortalecer sua marca.

Jornada do hóspede em foco

A jornada do hóspede foi um fator determinante para o sucesso nas vendas diretas da Rede Brisa. O grupo entendeu que precisava investir no mapeamento dessa jornada e analisar cada etapa do processo de reserva e estadia. Com isso, a equipe conseguiu identificar pontos de melhoria e personalizar a experiência do cliente.

A partir da parceria com o GPD, a rede teve acesso a um dashboard personalizado- painel de indicadores de marketing em tempo real, o que permitiu o monitoramento de campanhas em tempo hábil. Essa abordagem centrada no hóspede não apenas aprimorou a experiência, mas também resultou em um aumento significativo nas reservas diretas.

Resultados reais

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O objetivo da rede era de aumentar a participação de venda direta dos seis hotéis em Maceió: Brisa Tower, Brisa Praia, Brisa Suítes, Praia Bonita Jatiúca, Praia Bonita Jangadeiros, Costamar; e o Maragogi Brisa Exclusive, em Maragogi. 

Então, além do mapeamento da jornada do usuário nos sete sites e construção do dashboard, houve uma vasta pesquisa de personas por categoria de hotéis. Este trabalho completo proporcionou:

  • Crescimento em Marketing Digital: A Rede Brisa atraiu mais de 690 mil usuários em seus sites, consolidando-se como a primeira opção nas pesquisas relacionadas a praias em Pajuçara e Ponta Verde;
  • Retorno sobre Investimento (ROI): A estratégia de Google Ads gerou um retorno expressivo, com cada R$1 investido retornando R$37 em faturamento;
  • Sucesso em campanhas estratégicas: Durante a Black Friday de 2024, a rede registrou 486 reservas, totalizando R$1.913.567 milhão em receita, ou seja, um resultado 141,98% maior do que o mesmo período no ano anterior.

Consultoria GPD: uma visão de drone

A história da Rede Brisa exemplifica como uma abordagem focada em vendas diretas, aliada a uma compreensão habilidosa da jornada do hóspede, pode levar a resultados reais. 

A contratação da Consultoria GPD em parceria com a Omnibees não apenas ampliou a presença digital da rede, mas também reforçou a importância das OTAs como aliadas no processo de vendas.

Ao dar mais atenção às vendas diretas, a rede se posicionou no mercado, trabalhando num crescimento contínuo e sustentável. Essa sinergia entre canais de venda é uma lição valiosa para outras redes hoteleiras que buscam otimizar suas operações e maximizar suas receitas.

Esta é a visão de drone que a consultoria GPD oferece por meio da metodologia que dá nome ao negócio e, com a qual é possível observar os três níveis de gestão do negócio:

  • Nível estratégico, no qual se observa a direção do negócio, para onde ele vai, em que mercado ele atua e quais são as taxas e objetivos de entrega;
  • Nível tático, no qual se analisa time de lideranças, como as coisas estão organizadas e a rotina de operação de marketing;  
  • Nível operacional, a base que fundamenta toda a estratégia em que se observa os talentos, as competências, as habilidades, os papeis e as responsabilidades.

A consultoria GPD é conhecida por sua abordagem inovadora e baseada em dados. Um repertório desenvolvido há mais de 15 anos pela fundadora Larissa Lima em empresas de todas as regiões e portes do Brasil. Diferencial, inclusive, que aparece também no time de consultores  parceiros que compartilham boas práticas obtidas em empresas como RD Station, Wellhub, SalesForce, Tim, Globo.com, Sandbox, Banco BMG, Africa, ID/TWBA, Jellyfish e contando.

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Se você é um gestor de marketing ou vendas no ramo hoteleiro, saiba como a rede Brisa Hotéis, grupo alagoano com mais de 60 anos, aumentou seu faturamento em vendas diretas com a estratégia da Consultoria GPD e em parceria com a Omnibees.

Nos bastidores você vai conhecer os números de reservas, taxas, táticas e resultados conquistados pela integração entre Marketing, Vendas e Tecnologia.

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Sara Basan

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