12 de dezembro de 2019

Black Friday 2019: Confira os resultados e cases de sucesso do GPD

A alta performance não possui uma fórmula do sucesso imediato e também não se realiza com mágica, mas a partir da combinação de estratégias e conhecimento dos times envolvidos em marketing digital.

No GPD, um dos clientes garantiu um dos melhores faturamento na campanha mensal de novembro, que foi toda dedicada às ações promocionais para Black Friday. Outro, adquiriu experiência e um potencial que virará metas para as próximas ações da data. Enquanto os times dividiram aprendizados que vamos compartilhar agora.

Black Friday 2019: aprendizados e estratégias do GPD

Listamos as nossas ações no intuito de fortalecer o crescimento profissional, mas vale destacar que cada marca possui suas particularidades, assim como níveis diferentes de maturidade digital. Para que qualquer ação de marketing digital dê certo, de modo geral, é impreterível que você entenda e conheça bem a persona do negócio e quais KPI’s são importantes para a ação.

Aprendizados

Toda ação traz um resultado e o marketing digital é sensacional por isso, é possível validar as estratégias que deram certo. Acompanhar os resultados obtidos é uma forma de melhoria contínua. Por exemplo, através de resultados podemos detectar se eles estão acima, na média ou abaixo do esperado em determinado escopo. Além disso, é possível validar as prioridades que serão assumidas e o retorno sobre investimentos, o ROI.

Em 2019, obtivemos o case com esses clientes a partir da criação de um código promocional que foi massificado nos anúncios, campanhas de e-mails e através de remarketing. Dentro dos resultados do Google Analytics também listamos conversão vinda da campanha de e-mail, assim como através dos anúncios diretos da plataforma do Facebook.

Organização e ofertas reais são elementos básicos e chaves. Usar o cronograma auxilia na construção de tarefas, assim como atribui responsabilidades ao time.

 

Processos

Para execução do trabalho, utilizamos técnicas definidas e que já trabalhamos anteriormente, mas levando em consideração tempo, custo e recursos (dinheiro, mão de obra e ferramentas de automação) à mão.

As atividades dos times foram organizados a fim de atender os processos, exemplo, os leads gerados na landing page e que passaram pelo fluxo de inbound, foram utilizados pelo time de mídia para as campanhas de remarketing, assim como também foram usados para gerar variação de público semelhante. Os anúncios também eram de responsabilidade do time de mídia, assim como atrair novos interessados por intermédio da mídia paga.

Na etapa de processos de planejamento, o time de  inbound mantinha os leads quentes, mantendo relacionamento com os interessados e nutrindo com conteúdo temático da marca. Onde o escopo foi, definido e amadurecido. Nesse ponto também, foi analisado como  potencializar para que os resultados fossem melhores e solucionar as falhas do desenrolar da campanha.

O time de vendas foi fundamental para retirada de dúvidas, transmitir segurança na hora da compra e também na finalização da transação através de canais como telefone e e-mail. Atente-se para que cada pessoa fez parte do processo conforme suas habilidades.

Os dados coletados aumentarão as oportunidades para outras ações, ou seja, os leads quentes para divulgar a promoção de Natal, por exemplo. Sendo a segmentação para anúncios e vendas via inbound.

Estratégias

Os clientes do GPD estão comemorando os resultados da Black Friday 2019. Todas as campanhas tiveram ROI positivo e mantendo o orçamento financeiro de sempre, ou seja, não precisaram investir dinheiro a  mais nos anúncios.

Usamos estratégias de Marketing de Conteúdo, inserindo no blog alguns conteúdos sobre a época compras, como cada marca iria se posicionar no período, dicas de compras etc.Criamos uma página de captura para coletar possíveis interessados na data e nas ofertas que iríamos propor ao consumidor. Combinamos dados, criamos segmentações para os anúncios e e-mail marketing. Exploramos bastante o remarketing e, principalmente, os fluxos de inbound.

Exploramos ao máximo as oportunidades como: ampliar a janela de conversão, oferecer benefícios exclusivos, encurtar a jornada de compra, entrega imediata do código promocional, além de gatilhos, como o da escassez, para obter resultados mais imediatos.

Com isso, os dados da Black Friday de 2019 serão base para os anos seguintes, inclusive com a aplicação de metas. Afinal, marketing é uma construção que nunca termina!

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Shay Leite

Jornalista, especialista em Marketing Digital, curiosa e atualmente como gestora de projetos no GPD. Gosta de ver de tudo na internet e sempre busca detalhar tudo que faz.

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