16 de maio de 2019

Como ganhar tempo com ferramentas de automação

O que eu posso fazer mais rápido e melhor? Essa é pergunta que sempre nos fazemos em busca de aumentar a produtividade no Marketing Digital. Hoje, resolvi compartilhar algumas ferramentas de automação que agilizam atividades repetitivas. Confira!

Por que é tão importante buscar a produtividade?

Do meu ponto de vista, a ideia de otimizar seu tempo é uma forma de melhorar a relação com a sua rotina. Ter clareza do tempo médio das suas atividades ajuda a abrir caminho para projetos de valor. Seja no reconhecimento profissional ou abrindo mais tempo livre para a vida pessoal.

Como aumentar sua produtividade com ferramentas de automação?

Toda tarefa repetitiva pode ser automatizada e delegada para robôs. Ter essa compreensão ajuda na priorização de tarefas e na definição de trilha de carreira. Afinal, todo robô vai precisar de alguém competente para dizer o que ele precisa fazer.

As ferramentas de automação (ou quase) que mais me ajudam são:

 

1 – RD Station – Marketing

Com planos a partir de R$ 369, a RD Station Marketing é uma ferramenta da Resultados Digitais e se tornou conhecida graças ao investimento da empresa em popularizar o Inbound Marketing. Na plataforma, é possível acompanhar o funil de marketing (automação, leads, landing pages) e ainda gerenciar posts nas redes sociais e o posicionamento SEO.

Tem outras opções de ferramentas de automação neste post aqui.

2 – Pluga.co

Versão brasileira do Zapier, a Pluga.co é minha escolha preferida para integrações entre ferramentas. Com ela consigo criar uma receita (de > para). Uso hoje para transformar emails em leads na RD, formulário em planilha, quiz em ferramenta de automação.

Já falei sobre esse uso em alguns stories do Instagram. Se perdeu esse vídeo, avisa no inbox do larissa.gpd que crio um destaque.

3 – Hootsuite

Super completa para agendamento de posts nas redes sociais, relatórios e gestão de SAC em equipe. Contratei ela porque foi uma das primeiras a se integrar com o Instagram. Vale dar uma olhada em outras ferramentas semelhantes para ganhar tempo com o calendário de postagens e gestão das diversas plataformas.

4 – Trello

Ferramenta de gestão de tarefas, centralizamos num board todas os entregáveis esperados para cada cliente. A integração aqui é com o gmail que uso para registrar as atas de reunião com clientes.

Ao invés de criar um documento para o cliente e outro para a equipe, já adiciono o email da ferramenta na cópia da ata. Assim, todo mundo já sabe o que ficou definido para a próxima semana.

5 – Boomerang

Extensão freemium do Chrome, uso o Boomerang para agendar os emails que escrevo fora do horário comercial. Como realizo atendimento remoto, acho importante delimitar minha jornada. Assim, dou clareza do horário em que o cliente pode esperar um retorno de minha parte.

Adicione o Boomerang

 

6 – Google Forms

Por causa das consultorias, preciso coletar informações do time na fase de diagnóstico. Para evitar o trabalho de condensar e planilhar as informações, uso o Google Forms. Com ele, crio as perguntas e posso gerar uma planilha para analisar os resultados já tabulados. Ótimo para pesquisa de opinião, diagnóstico, briefing.

Quer saber mais sobre como usar ferramentas para melhorar sua produtividade?

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