19 / 07 / 22

Como evoluir na carreira de marketing digital

Conheça as posições mais comuns e as habilidades necessárias de um profissional de marketing digital preparado para crescer

Você já está trabalhando na área de marketing digital mas não sabe como evoluir na carreira? Remuneração não compatível com o mercado, falta de valorização dentro do time, ausência de uma boa liderança, insatisfação com o cargo e outros fatores podem comprometer o seu desempenho profissional, abrindo espaço para a frustração.

Essa sensação de estagnação pode acontecer em dois possíveis cenários: quando você não estabelece um plano de carreira próprio e se vê totalmente sem rumo; ou quando você permanece, por variados motivos, em uma organização que não se preocupa com trilhas de carreira para seus funcionários.

Uma coisa que deve ficar em evidência aqui é que evoluir na carreira não é algo que depende única e exclusivamente do profissional. Deve-se levar em consideração o ambiente em que a pessoa está inserida e a jornada que ela percorreu na vida para estar no páreo da corrida que é o mercado de trabalho.

No próximo dia 20 de julho, às 19h, temos evento ao vivo com Larissa Lima para falar sobre as posições mais comuns na trilha de carreira de um time de marketing digital, do estágio à direção, e o que lideranças e empresas devem considerar para subir o próximo degrau. 

Enquanto esse momento não chega, continue lendo para saber como é possível evoluir na carreira de marketing digital e entender onde você pode estar errando.

jovens sentados em degraus de escada olhando notebook e planejando evoluir na carreia

Para entregar resultados e evoluir na carreira, o profissional do setor precisa estar preparado.

Por que estar preparado é tão importante?

O mercado de trabalho no marketing digital no Brasil é bem dinâmico, quem está inserido nele tem consciência disso. As possibilidades de trabalho são múltiplas e podem ser exploradas em agências digitais, mídia, agências de publicidade e em departamentos internos de marketing das organizações.

O marketing digital tem sido o trunfo para microempresas, empresas de pequeno, médio e grande porte conquistarem mais oportunidades de negócio. Para entregar resultados e subir degraus na carreira, o profissional do setor precisa estar preparado.

pessoa negra em trabalho remoto digitando em notebook planejando evoluir na carreira

Um profissional capaz de atender às necessidades do mercado e que está atento às tendências tem maiores chances de evoluir na carreira

Criatividade, estratégia, inovação, agilidade e capacidade de trazer soluções digitais efetivas são diferenciais de quem tem como meta evoluir na carreira. Ter capacidade para atender às necessidades do mercado, estar atento às tendências, adequações e mudanças de hábitos é tarefa de casa. Você está fazendo a sua?

As posições mais comuns

Do estágio aos cargos mais altos de direção há sempre um caminho cheio de curvas. A perspectiva de salários atrativos em marketing digital, um número maior de oportunidades e novos modelos de trabalho, têm estimulado a busca pelo crescimento na carreira dentro do setor. 

Para entender cada etapa de uma carreira, o primeiro passo é saber que os cargos têm relação com tempo de experiência e habilidades. 

O profissional que ocupa uma posição júnior não requer muitos anos de experiência, uma vez que o cargo demanda menor complexidade de tarefas. Pessoas em nível de estágio acabam ocupando essa posição.

Uma pessoa que ocupa a posição de pleno assume, no geral, uma maior complexidade de tarefas, uma vez que carrega uma maturidade profissional mais avançada. No marketing digital, cargos de analista se relacionam com as habilidades de um profissional pleno.

Já a posição sênior geralmente é direcionada para quem já acumula muitos anos de experiência no setor, além de alta qualificação e maturidade profissional. Pessoas nessa posição, em tese, estão prontas para assumir cargos de liderança, como coordenação e direção, por exemplo.

Para subir os degraus da escada profissional e evoluir na carreira dentro do marketing digital é preciso, além de se mostrar disponível, conhecer as próprias habilidades e, claro, se identificar com os valores da organização em que está executando suas funções. 

Habilidades fundamentais para evoluir na carreira

Ter conhecimento técnico, as famosas hard skills, é essencial para cumprir determinadas funções em times de marketing digital. Entretanto, no exercício diário da convivência coletiva é preciso lidar com diferentes tipos de pessoas e emoções, por isso, as soft skills são cada vez mais desejadas por recrutadores e gestores de organizações. 

Soft skills é um termo bastante utilizado atualmente no ambiente corporativo que pode ser definido como habilidades interpessoais ou humanas. São as competências que evidenciam a forma como nos relacionamos com as pessoas e com as situações.

Habilidades como inteligência emocional, gestão de pessoas, liderança, resolução de problemas e capacidade de negociação nunca estiveram tanto em evidência como agora. 

Considere conhecer sobre suas habilidades técnicas e interpessoais para estabelecer um plano de desenvolvimento individual e evoluir na carreira. 

Você tem o perfil T-Shaped? 

O perfil T Shaped, também conhecido como entendimento em forma de T, faz referência ao profissional que reúne alto conhecimento técnico (traço vertical do T) e vasto repertório de habilidades e conhecimentos em outras áreas que contribuem para sua especialidade (traço horizontal do T). 

No mercado de marketing digital, o profissional com Perfil T-Shaped é altamente valioso, já que reúne conhecimentos de diferentes áreas e está em processo de aprendizagem contínua. 

Quem possui o entendimento em forma de T tem grandes chances de evoluir na carreira e alcançar os cargos de liderança mais rapidamente. 

Compromisso com a própria carreira

Agora que você já conhece as principais posições na carreira de marketing digital, suas principais habilidades e como se diferenciar no mercado, resta saber: o quanto você está comprometido consigo mesmo para evoluir na carreira?

Preparar-se para subir o próximo degrau não é uma opção, é a única. Conte com o GPD para isso, participe da Live #003 “Como potencializar seus talentos dentro do seu timee aprenda a construir um plano de desenvolvimento alinhado com sua carreira e objetivos.

Inscreva-se na live 003: Como potencializar seus talentos dentro do seu time

Sara Basan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *