Close

Carreira

04 / 02 / 19

Como migrar do jornalismo para o marketing digital

Há alguns anos, os jornalistas, principalmente os apaixonados pelo universo das redações, como TV, rádio, jornais e revistas, se encontram em um momento de transição profissional.

Isso porque os veículos tradicionais estão em processo de transição para o digital e as equipes veem a necessidade de migrar do jornalismo e abrir outras frentes de trabalho. Impactados muitas vezes pela mudança de carreira e possível extinção de postos de trabalho, os profissionais precisam se reposicionar!

Mas tem uma notícia – trocadilho jornalístico à parte – boa: quem tem essa formação pode sim migrar do jornalismo, ser absorvido e bem recebido no mercado do marketing digital. Vamos às dicas?!

Marketing de conteúdo

Jornalistas que vêm de redação tem ótimas habilidades para exercer funções em áreas do marketing digital, sobretudo no campo que dá nome ao nome intertítulo: marketing de conteúdo.

Conhecer essas habilidades é importante para saber de todo o potencial que você, jornalista, pode ter para migrar do jornalismo e encarar novos desafios!

  • Apuração – O jornalista bem preparado tem esse talento: ver um texto sob diversos pontos de vista. Uma diferença significativa é que os textos de marketing de conteúdo são baseados em pesquisa e não em entrevistas. A curadoria de conteúdo relevante e de fontes seguras reúne o material necessário.
  • Networking – O profissional de jornalismo tem muitas fontes para diversas áreas de atuação, contatos, além de se relacionar muito bem em vários ambientes, dos mais despojados aos mais formais. Acesso às informações não faltará!
  • Profissionais de nicho – Cada vez mais a internet vai se tornar especializada. Profissionais que atuam no jornalismo de forma setorizada (política, cultura, economia, entre outros) têm facilidade para escrever sobre certos temas. Isso é ótimo para valorizar o profissional e permitir que ele precifique de forma diferente do mercado por ser um especialista em determinada área.

Dica GPD: Abra a mente para novas possibilidade profissionais. Muitas vezes, a faculdade aponta caminhos que o mercado já reinventou. Então, não seja resistente às mudanças. A surpresa pode ser ótima e você se redescobre enquanto profissional e, acima tudo, o quanto o seu propósito pode estar escondido onde nem imagina!

A importância da qualificação para migrar do jornalismo

A recomendação para fazer essa migração da maneira correta é se reciclar e se qualificar. Se ligue nas dicas do GPD!

A gente tem algumas sugestões aqui. Dá uma olhada e se liga nas nossas dicas abaixo:

  • Busque capacitação – Procure certificações, cursos e textos sobre marketing de conteúdo. Afine-se com os termos e conheça as novas formas de escrita. A empresas Rock Content e a Resultados Digitais são ótimas referências para essa caminhada.
  •  SEO para jornalistas – Se você ainda não conhece essa sigla, precisa conhecer! Search  Engine Optimization, em português, otimização para mecanismos de buscas, que é o conjunto de estratégias para posicionar bem o seu conteúdo, de forma gratuita, nos buscadores, como o Google. Aqui no GPD, temos um curso sobre o tema. Caso queira outras referências, a Mestre Academy também tem um curso já formatado na área, para você entender como as pessoas buscam no Google e o que escrever a partir do comportamento do usuário.
  • Planejamento pessoal – Estude também empreendedorismo e negócios. O motivo? Quem sabe você além de produzir seu conteúdo passa a comercializá-lo? Estando por dentro desse mundo é possível investir em uma fidelização mais alta, entender como se comporta seu cliente e oferecer um melhor produto.

Gostou das dicas para migrar do jornalismo? Se tiver sugestões, dúvidas e quiser a nossa ajuda para transição da sua carreira, entre em contato com a gente, deixe um comentário, escreve nas nossas redes sociais e assine a nossa newsletter para ficar bem informado!

Tem um mercado amplo e com oportunidades – em outras línguas, inclusive! – para quem escreve bem, está aberto ao novo e tem conteúdo para mostrar. Esse é o caminho do sucesso!

Até a próxima!


Fernanda Lins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso

O GPD é resultado de mais de 10 anos de experiência de sua fundadora, Larissa Lima, na gestão de projetos de Marketing Digital. Desde 2016, apoia profissionais e empreendedores da área a conquistar a excelência de seus projetos digitais sem aumentar sua jornada de trabalho.

Conhecer

Assinar nossa lista