Como lidar com gargalos em múltiplos projetos digitais
Se você atua em agência sabe que garantir prazo é uma dor frequente, especialmente com demandas simultâneas. Nestes casos, o atraso de um só profissional pode gerar gargalos em múltiplos projetos. Quer saber como lidar com isso? É só descer a tela!
Saiba identificar um gargalo
Primeiro é importante saber que um gargalo acontece quando o envio de demandas de uma área para outra é maior que a capacidade de atendimento.
Vamos a um exemplo:
Seu time cria sites personalizados e banners para anúncios de compra de mídia. Para realizar estas demandas você conta com:
- 1 Designer
- 1 Desenvolvedor
- 1 Profissional de compra de mídia
O desenvolvedor está pronto pra receber o site. O profissional de compra de mídia também. Mas o designer tem 3 banners e 1 Home pra criar. O que acontece? Ele vai eleger 1 das demandas pra fazer primeiro e, por consequência, gerar um gargalo para o outro colega.
Identifique os gargalos mais frequentes
A existência de um gargalo pode ser eventual ou frequente. Monitorar a ocorrência é importante para saber a raiz do problema e como resolver aquele que se repete. Afinal, a geração de gargalo é indicador de perda de produtividade.
Algumas causas de geração de gargalos:
- Inabilidade técnica: mais tempo de aprendizado
- Alto grau de inovação ou personalização das demandas: não há tempo médio de produção
- Falha estrutural: computador, programas ou conexões lentas
- Aumento de demanda: ingresso de novos projetos simultâneos para a mesma equipe
- Comunicação dispersa: os times desconhecem o andamento dos projetos
- Cronograma subestimado: falha ao considerar a estimativa de tempo
Como corrigir os gargalos em múltiplos projetos
Antes de qualquer dica, saiba:
Seu time anda na velocidade do mais lento.
Em projetos digitais, de pouco adianta ter muitos layouts se seu time de programação não consegue desenvolvê-los em sincronia. Lembre-se disso e observe a esteira de produção. Aqui os aprendizados do Lean fazem bem.
Entendendo isso, aproveite as dicas:
- Conheça seu time: identifique suas habilidades e pontos de melhoria. Estimule o primeiro e treine o segundo ponto.
- Realize manutenções periódicas e preventivas nos equipamentos utilizados pelo time. Tenha alternativa para substituí-los nas falhas.
- Conheça sua capacidade produtiva e planeje alternativas para o crescimento da demanda. Contratação, Terceirização, Otimização do fluxo de trabalho devem ser considerados.
- Promova a integração dos processos de produção do seu time. Quanto mais ágil o acesso à informação, menos tempo perdido.
- Mensure o tempo dedicado por seu time na produção dos entregáveis. Categorize-os por tamanho, nível de capacitação do time, quantidade, complexidade, inovação.