07 / 03 / 18

Como McDonald´s e Subway inspiram os processos de Marketing Digital?

Dá uma olhada nestas duas fotos da imagem destacada. No McDonald’s, a preparação do sanduíche é dividida em praças. Alguém frita as batatas, outro coloca o queijo no pão, outro coloca no forno. Esse é o processo deles. No Subway, a preparação do sanduíche é feita por fila. Como numa esteira, um mesmo profissional pode te atender e colocar tudo que você precisa do pão até o molho. No máximo 3 pessoas estão envolvidas no seu pedido. Mas já parou para pensar em como McDonald´s e Subway inspiram os processos de Marketing Digital?

Veja como os processos acontecem no Marketing Digital

  • Você pode produzir um post de blog de maneira segmentada: SEO define a pauta, redator faz o texto, designer faz a imagem, alguém publica etc. Esse é o modelo McDonald’s.
  • Você pode produzir o mesmo post em um sistema puxado: Redator faz  a pauta, o texto e produz as legendas, o designer faz as imagens e publica etc. Esse seria o modelo Subway, certo?

Quais as vantagens e desvantagens  entre os processos do McDonald’s e do Subway:

Processo McDonald’s

Logo do McDonalds | Processos de Marketing Digital

O modelo McDonald’s é comum em agências que têm um volume alto de clientes e precisam oferecer um serviço altamente especializado para cada área. Neste caso, é mais recomendado que o processo de produção do post esteja encadeado para unir o melhor dos especialistas. Lembra o modelo utilizado pela Ford na linha de produção dos carros.

No entanto, essas grandes áreas (praças) precisam de gestão e processo fluído para que as dependências não se transformem em obstáculos. Há risco da produtividade da equipe ser ameaçada pela ineficiência operacional de alguma área. E aí o gestor de projetos próximo é fundamental para dar cadência nesta operação com múltiplos especialistas.

Processo Subway

Logo do Subway | Processos de Marketing Digital

Já o Modelo Subway é recomendado para estruturas com menos clientes ou com núcleos mais enxutos. Neste caso, a maioria das demandas têm até 3 profissionais envolvidos e o controle do processo é menos burocrático. Algo que lembra os modelos ágeis de gestão e as referências ao sistema puxado Lean.

Como alerta, o modelo Subway pode gerar gargalo quando a demanda aumenta de forma não programada. Para este caso, a saída é contratar mais profissionais híbridos (de múltiplas habilidades) para criar novos núcleos auto-gerenciáveis.

Mas já pensou juntar esses dois mundos?

Os ensinamentos sobre franquias são ótimas referências para quem deseja otimizar processos na oferta de serviços de Marketing Digital. Na hora de passar uma demanda de uma área para outra, é possível unir os dois modelos em um terceiro. Pelo menos pra mim funciona. Como fazer:

Dica 01 | Gestão de Projetos Digitais

Identifique as macro-etapas da sua produção

No exemplo do post de blog: pesquisa, produção de conteúdo, legendas das imagens e otimizações SEO, ilustração, cadastro, publicação e divulgação.

Dica 02 | Gestão de Projetos Digitais

Identifique quais são as especialidades envolvidas nestas etapas

Ainda no mesmo exemplo: SEO, Redação, Design, Redação e Mídia.

Dica 03 - Gestão de Projetos Digitais

Verifique se alguma área pode assumir demandas da anterior sem prejuízo

No exemplo: Se todo texto estiver pronto, o designer pode ser capacitado para fazer o cadastramento corretamente e não ter de voltar o post para o redator. Assim mídia já pode divulgar.

Mensure o tempo dedicado por cada área e o tempo necessário para percorrer todo o processo

O tempo desperdiçado é identificado ao observar estas duas análises. O tempo do profissional indica como está a área, o percurso até a finalização do entregável indica como as áreas esteão se relacionando. É nos gargalos ou no retrabalho que estão as oportunidades de ajustar o processo.

Dica bônus:

Otimize o tempo do profissional!

Se você tem um redator especializado, aproveite para dedicar a ele tudo que precisa ser feito de redação sobre o mesmo tema.
Se vai fazer um post de blog, já faz as legendas para as redes sociais, desmembra para infográfico, copy para banner e todo texto que será necessário para a campanha ir ao ar.
Isso economiza muito tempo ao final do mês. Essa eu garanto!

 

 

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Larissa Lima

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