30 / 07 / 18

Como construir um time de marketing focado em resultado

Como direcionar os esforços do seu time de marketing para conquista de resultados reais para o cliente? Para responder essa pergunta revisei o meu histórico em Marketing de Performance e, especialmente, o comportamento das pessoas com que atuo em projetos baseado no alcance de metas. Mindset, processos, metodologia fazem parte desse combo. Confira a seguir o caminho para construir um time de Marketing focado em resultado.

A importância do processo seletivo

  • Qual o perfil das pessoas que devem estar no seu time?
  • Qual o mindset?

Somos movidos por valores. Eles fazem parte da nossa personalidade e do nosso perfil comportamental. São as estruturas mais firmes que orientam nossa tomada de decisão, liderança e fonte de estímulos. Saber identificar os valores na fase de recrutamento é fundamental para a formação do time.

Conte com a ajuda de um profissional especializado em gestão de pessoas para apoiar a seleção em critérios baseados em valores relacionados à desafio, comprometimento e transparência. O foco em resultado está associado a pessoas que gostam da melhoria contínua.

Lembre-se:

Conhecimento técnico se transmite, mas perfil não.

Por isso, é importante recrutar pessoas que tenham foco em desafio e crescimento. Ter portfólio e formação são critérios importantes, mas que podem ser conquistados. Diferente de um perfil comportamental. Se você ocupa posição de gestão, recrute por valores e apoie o desenvolvimento técnico .

Tenha um time de marketing multidisciplinar

Time de Marketing Multidisciplinar

Projetos baseados em performance estimulam nossa capacidade criativa. O que podemos fazer para alcançar esse objetivo? Responder a essa pergunta é muito mais fácil quando se tem um time com diferentes bagagens culturais e profissionais. Isso porque a diferença gera um ambiente com múltiplos pontos de vista. O planejamento fica muito mais rico e a reação diante de um problema muito mais rápida.

Para conduzir o time para o mesmo caminho, defina:

  • O planejamento com funil de marketing, suas metas e as formas de mensurar (KPI)
  • Objetivo do seu time (gerar leads, gerar oportunidades)

Promova o acordo entre áreas (SLA)

Externo ou dentro da agência, o time de Marketing focado em resultado é responsável pela geração de leads e qualificação deles para o time de vendas. A cadência desta integração precisa ser avaliada com frequência para corrigir o rumo das ações de Marketing e a atuação do time de Vendas.

Ao estruturar um time de Marketing focado em resultados é importante estabelecer reuniões semanais entre gestores de Marketing e Vendas para acompanhar a produtividade dos seus times e os pontos de melhoria que são necessários para o crescimento do negócio. Perguntas importantes para responder:

  • Marketing está gerando o volume necessário de leads que venda precisa para bater meta?
  • Vendas está atendendo os leads ainda quentes ou está demorando?

Estimule a gestão ágil

Estimule a gestão ágil | Times ágeis

Já falamos aqui que a gestão ágil é parte fundamental da metodologia GPD em cursos e consultoria. Aplicada nos times de Marketing ela facilita a gestão dos projetos ao promover a definição de entregáveis mensuráveis, flexibilidade no uso do escopo e maior integração entre as áreas. Confira algumas dicas para implementar a cultura ágil no seu time:

  • Planeje o seu mês, mas divida o objetivo em semanas
  • As sprints semanais devem ter um mini-objetivo alcançável.
  • Subdivida esse objetivo semanal com todas as tarefas que precisam ser feitas para completa-lo
  • Diariamente, convide seu time para um alinhamento de 20 minutos (daily scrum)
  • Ao final da semana, convide o time a avaliar a produção
    • O que eu acertei
    • O que eu aprendi
    • O que eu errei
    • O que acho que pode ser melhor no grupo?

Importante! As reuniões baseadas em metodologia ágil são testadas em grupos pequenos. Fiz uma experiência em divisões de até 8 pessoas por liderança.  Assim, o líder consegue acompanhar melhor a rotina e apoiar na correção dos obstáculos que envolvem mudança de processos com outras equipes integradas.

 

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Larissa Lima

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