03 / 08 / 23

Marketing turístico e o viajante 4.0: conheça as tendências no consumo pós pandemia

Lazer, trabalho ou os dois. A escolha por viajar tem sempre uma motivação. Mas para quem atua com marketing turístico, esse é só o ponto de partida para produto, equipamentos e experiências adequadas aos desejos do viajante 4.0.

Sabendo disso, aceitamos o convite do Sebrae Alagoas para participar de uma mesa de discussão sobre as oportunidades de inovação em Maceió e região. Encontro, que aconteceu na quarta (02), e contou com a presença de consultores, agentes de viagem, representantes municipais, empresários de tecnologia, hotéis e equipamentos turísticos.

Vinicius Lages, presidente do Sebrae alagoano, destacou a importância de entender todos os negócios como empreendimentos baseados em tecnologia. A visão  foi reforçada por Marta Poggi, consultora em tendências no turismo. que mediou o encontro com o trade local para apresentar as inovações internacionais, além de mapear os desafios e oportunidades de posicionar o turismo alagoano para além dos roteiros de Sol e Mar.

Nesse sentido, estivemos presentes para conectar as tendências com as boas práticas que já aplicamos com nossos clientes do mercado hoteleiro alagoano para quem oferecemos consultoria de gestão de performance na integração de marketing e vendas diretas.

Viajante 4.0 - Sebrae Alagoas promove discussão sobre tendências no Marketing Turístico com Marta Poggi e Vinicius Lages

Marta Poggi, consultora de tendências no turismo,  e Vinicius Lages, presidente do Sebrae Alagoas

Confira alguns destaques sobre tendências de comportamento do viajante 4.0:

Mais digital

Um dos setores econômicos mais afetados com a pandemia, o turismo retoma suas atividades com um cliente diferente. Mais maduro digitalmente, o viajante 4.0 tem feito mais pesquisas e compras diretas com hotel, companhia aérea e guias locais de turismo.

De um lado, maior margem de lucro para os equipamentos turísticos e, de outro, maior responsabilidade dos empreendedores com a criação de canais digitais próprios que garantam agilidade e humanização.

Em busca de bem-estar dentro e fora da cidade

Seja para viajar longas distâncias ou para fugir do stress dentro da própria cidade, o viajante 4.0 mantém seu foco no bem-estar. Espaços que ofereçam gastronomia, relaxamento, atividade física, contato consigo e com novas experiências estão entre os filtros deste novo consumidor. Destaque para o olhar para economia local, artesanato e rotas turísticas que se somem ao encantador destino de sol e Mar.

Além das praias, que deram a Alagoas o apelido de Caribe Brasileiro, existem outras vivências que podem ser ofertadas nos 55 municípios do mapa turístico: aventura, natureza, história, artesanato, gastronomia, luxo, sustentabilidade e contando.

Trabalho e lazer: bleisure, workcation, nomadismo digital

O trabalho remoto obrigatório em tempos de isolamento social, começa a dar lugar a novas configurações entre o presencial, híbrido ou home office.A liberdade de escolher o local de trabalho viabiliza programações diferentes para conhecer novos lugares sozinho ou na companhia da família.

Veja algumas situações:

  • Eu trabalho e a família se diverte
  • Vou para evento de trabalho e estico pra ter lazer
  • Vou de férias com a família inteira
  • Viajo como bônus de performance da empresa

Para cada uma delas, existe um conjunto de demandas que podem movimentar diversos tipos de negócio. Desde o serviço de internet banda larga, passando pela recreação infantil até hotéis para os pets da família.

Conhecer o mercado em quem atua, tempo médio de visita, potencial de compra e interesses do viajante 4.0 virou tarefa de casa para grandes marketplaces, como Booking e Decolar, e para  empreendedores que buscam se posicionar na jornada de compra de um consumidor cada vez mais crítico e acelerado.

E você? Precisa de ajuda para acelerar sua integração de marketing e vendas diretas?

Fale com nosso time e inicie já o seu diagnóstico para aumentar a demanda do viajante 4.0.

Larissa Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *