25 / 07 / 22

Analista de Marketing Digital: carreira, habilidades e oportunidades

Entenda o que o mercado precisa, conheça habilidades e saiba como buscar as melhores vagas de analista de Marketing Digital

Você sabia que a pessoa analista de Marketing Digital é um dos profissionais estratégicos mais requisitados no cenário pós-pandemia? 

As mudanças nos comportamentos sociais e a forma de consumo das pessoas ligou o botão de alerta de empresários para a digitalização dos seus negócios. Essa reformulação evidenciou a demanda por pessoas qualificadas em áreas específicas, como é o caso do profissional analista de Marketing Digital.

Agências, pequenas, médias e grandes empresas já enxergam a potência desses profissionais como investimento. Antes de se aplicar a vagas de analista de Marketing Digital é preciso se preparar para entender o que o mercado precisa, lapidar habilidades e conhecer seus próprios valores.

Para ajudar você nessa jornada, selecionamos algumas informações úteis sobre essa carreira e suas perspectivas. 

notebook com imagens de gráficos e mão de analista de marketing digital segurando tablet com imagem de calendário

O analista de Marketing Digital gerencia as estratégias das campanhas digitais da empresa

O que faz um analista de Marketing Digital?

As funções desempenhadas pelo analista de Marketing Digital podem variar de empresa para empresa, mas, em geral, fica a cargo deste profissional gerenciar as estratégias das campanhas digitais.

Na escala de níveis hierárquicos, o analista de Marketing Digital se encaixa na posição “pleno”, que demanda mais experiência e exige uma maior complexidade de tarefas.

No exercício diário do cargo, o profissional terá que analisar o mercado e seus concorrentes, além de ficar de olho nas tendências e oportunidades do setor no qual está inserida a empresa. 

Sabendo ser responsável pelo planejamento digital estratégico da empresa, o analista de Marketing Digital pode delegar as funções do seu time, geralmente formado por diretores de arte, social media, redatores e gestores de tráfego.  

Este profissional também deve dar atenção ao monitoramento, fase importante do Marketing Digital. Conferir se os indicadores-chave de performance (KPIs) e os resultados estão dentro daquilo que se esperava é fundamental para alcançar bons resultados para a empresa e, no caso de agências, para os clientes.

Habilidades de um bom analista de Marketing Digital

No dia a dia da profissão o analista precisa dialogar constantemente com times mistos, diferentes tipos de pessoas e projetos. Se você planeja seguir essa carreira, considere estudar sobre gestão de projetos, estratégia usada para manter uma visão mapeada dos processos, contribuir com a organização e a otimização do tempo do time.

No geral, o mercado espera que um profissional analista de Marketing Digital possua um conjunto de habilidades técnicas e comportamentais. 

Uma pesquisa feita pelo Instituto McKinsey é a prova disso, já  que listou as dez habilidades mais requisitadas no mercado de Marketing Digital, que são: 

  1. Estratégia de Marketing;
  2. Pensamento crítico;
  3. Comunicação;
  4. Planejamento e gestão ágil;
  5. Adaptabilidade;
  6. Negociação;
  7. Relacionamento; 
  8. Liderança;
  9. Autogestão;
  10. Conhecimento em plataformas e sistemas digitais.

Como você pode perceber, mais da metade das habilidades listadas são comportamentais. Isso mostra que ter conhecimento técnico é essencial para cumprir determinadas funções, entretanto, o analista de Marketing Digital também precisa dar atenção às suas soft skills, elas são cada vez mais consideradas por recrutadores e gestores de organizações.

Como acessar as melhores vagas de analista de Marketing Digital?

Você não precisa ser graduado em Marketing para ser um bom analista de Marketing Digital. Geralmente, nas seleções, os recrutadores pedem que a graduação do candidato esteja correlacionada à área, então jornalistas, publicitários e até administradores podem facilmente atender aos pré-requisitos da função.

Ter conhecimento em campanhas de inbound marketing, e-mail marketing, SEO, redes sociais ou, melhor ainda, ter experiências e cases de sucesso é um trunfo para sair na frente nos processos seletivos de vagas para analista de Marketing Digital.

Manter um perfil atualizado no Linkedin, criar boas conexões e atualizar-se sobre os assuntos do mercado é tarefa de casa. No próprio Linkedin é possível se aplicar a vagas relacionadas. Além dele, alguns sites voltados para processos seletivos como Trampos, 99Jobs e Glassdoor, eles podem ser úteis na busca por vagas e média salarial de analista de Marketing Digital. 

Gostou de saber mais sobre a carreira de analista de Marketing Digital? Participe da live “Como criar uma relação de ganha-ganha entre empresa, mercado e você“, que acontece nesta quarta (27), às 19h. 

O encontro será comandado por Larissa Lima, CEO GPD, e nele você vai saber mais sobre salários, tempo médio de carreira e como acessar boas oportunidades no mercado do Marketing Digital. Inscreva-se:

Inscreva-se na live e saiba mais sobre a profissão de analista de Marketing Digital

Sara Basan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *