12 de maio de 2020

Maturidade Digital: você sabe identificar o nível da sua empresa?

Maturidade Digital é o termo usado para medir o nível de integração da tecnologia no dia a dia de sua empresas e se baseia em como você utiliza os dados de seus clientes.

Esse assunto tem muita relação com o tema transformação digital, ou seja, modelos de negócios, engajamento em tempo real (conectividade), experiência do cliente, agilidade (através de processos de automação) e melhor decisão através da cultura de dados.

Maturidade Digital: qual o nível da sua empresa?

A forma como as empresas utilizam os dados de seus clientes e como fazem para gerar novos negócios é o que vai classificá-las como maduras. O estudo disponível na plataforma Think With Google, divide nos níveis abaixo:

  • Nascentes: é a maturidade mais básica, são empresas que estão em processo de digitalização de algumas atividades. Comumente não atribuem os resultados à estratégias aplicadas e não utilizam ou coletam dados próprios;
  • Emergentes: são empresas que coletam seus dados e os utiliza para ações. Mas, ainda não faz o cruzamento entre base, estratégia e resultados;
  • Conectadas: o nível de maturidade digital compreende as informações multicanais e interligadas, sendo utilizadas nas estratégias, metas e métricas;
  • Multimomento: utilizam sistemas inteligentes e através da tecnologia são capazes de proporcionar experiências únicas e personalizada, independentemente do canal de compra e/ou contato.

As informações do cliente e o que ele deseja se tornam o caminho mais assertivo para lucratividade.

Como elevar o nível da maturidade digital?

Ações e estratégias digitais, são portas de entrada. Tenha a tecnologia alinhada com os objetivos do negócio. Por exemplo, invista em business intelligence para tomadas de decisão com base em dados ou em um profissional capaz de validar as informações.

Também conta transformar a cultura organizacional, as lideranças e produtividade das pessoas envolvidas na empresa, inserindo tecnologia nesse processo.

Maturidade digital em 4 dimensões

A ferramenta Analytics & Digital Quotient (A&DQ) fez um benchmarking com 124 empresas brasileiras de medio e grande porte, de diversos segmentos par constatar quão madura são essas empresas. O resultado das consideradas multimomentos constatou 22 práticas de gestão, que foram divididas em 4 dimensões pela A&DQ, veja abaixo:

Quadro inspirado no resultado da ferramenta Analytics & Digital Quotient

O amadurecimento on-line depende exclusivamente do quanto a empresa encarou a transformação digital e os processos dela. Esteja atento ao que o seu cliente está buscando e tomando cada vez mais decisões assertivas para o seu negócio.

Você está preparado para mais uma disrupção? Compartilhe com a gente a sua experiência de transformação digital.

Ah, para se manter informado, assine a nossa newsletter.


Shay Leite

Jornalista, especialista em Marketing Digital, curiosa e atualmente como gestora de projetos no GPD. Gosta de ver de tudo na internet e sempre busca detalhar tudo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *