28 de abril de 2020

Por que o inbound Marketing é a melhor solução para e-commerce?

O Inbound Marketing como solução para e-commerce é uma estratégia bastante usada devido a facilidade em se comunicar com os visitantes através das etapas do funil de vendas.  Atrair, converter, nutrir leads (relacionamento) são passos fundamentais para realizar venda com mensuração de resultados e garantia de Retorno sob investimento (ROI).

Quando um cliente busca algo na internet, ele vai se basear em uma determinada necessidade e o trabalho de sua marca é, além de oferecer as soluções ideais, garantir a compra e satisfação ao final da experiência. Para isso, você precisa se comunicar com essa persona durante as 4 etapas da jornada do cliente:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração e intenção de compra
  • Decisão de compra

Lembre-se: as fases de “Aprendizado e descoberta” e também “Reconhecimento do problema” são as portas de entrada para sua marca, ou seja, o público passa por ela antes de se tornar cliente, então concentre uma atenção maior na hora de estabelecer a sua brand persona.

O Inbound Marketing como solução para e-commerce: onde investir?

1. Marketing de Conteúdo e Redes Sociais

Site sem conteúdo é problema para todo mundo! Além disso, a produção de conteúdo ajuda na construção da autoridade em seu segmento de mercado. Não esqueça de ter diversos pontos de comunicação com seus clientes, ou seja, marque presença em diversos canais digitais, desse modo aumentando a percepção de sua marca.

Além de ser uma estratégia de consciência de marca, as redes sociais podem oferecer informações adicionais sobre seus produtos e serviços, se tornando uma excelente isca para aumentar o tráfego em seu site. Aproveite para nutrir sua audiência também por esse canal. Abuse de conteúdos já produzidos por sua marca, fazendo a multiplicação de conteúdo.

#DicaGPD: Não esqueça de continuar se comunicando com quem já converteu.

2. Coleta de Dados

Na estrutura do funil de vendas, o objetivo do inbound marketing como solução para e-commerce é fazer que um visitante se torne cliente, realizando a compra do produto. Mas se a persona não estiver madura o suficiente, a marca não consegue efetivar a venda. E o que fazer?

Muitas vezes, os clientes não finalizam a compra, mas deixam informações de contato. Certifique-se de criar gatilhos para que o visitante forneça as informações antes de sair do site.

#DicaGPD: Invista em pop-up, pesquisa de interesses, quiz, e-books, descontos, frete grátis etc.

3. Métricas e KPIs

Quando falamos de mensuração de resultados e garantia de Retorno sob investimento (ROI) a partir do Inbound Marketing, não podemos esquecer de mencionar o indicadores de desempenho (Key Performance Indicators – KPIs). Além de ajudar a mensurar o desempenho de sua estratégia, os dados servem para otimizar o trabalho e aumentar a lucratividade de seus produtos.

Podem ser indicadores: tráfego, vendas, Custo de Aquisição de Cliente (CAC), Ticket Médio, Retorno sob investimento (ROI) e Taxa de Abandono de Carrinho. Não existe uma lista de indicadores ideais para e-commerce, pois eles vão variar de acordo com o objetivo da loja virtual. Para ajudar na escolha, a marca deve avaliar quais os indicadores que determinarão sucesso ou não dessas metas.

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Shay Leite

Jornalista, especialista em Marketing Digital, curiosa e atualmente como gestora de projetos no GPD. Gosta de ver de tudo na internet e sempre busca detalhar tudo que faz.

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