22 de abril de 2020

3 dicas de como gerar demandas para e-commerce

As demandas para e-commerce aumentaram 40% nos quinze primeiros dias de março, quando entrávamos em momentos críticos e decisivos de combate ao Covid-19. Os principais itens de compra foram suprimentos médicos e produtos de limpeza, a exemplo de álcool gel e desinfetante. Os dados são da revista Meio & Mensagem. O meme diria: “A forma de consumo tá diferente!”.

Sim está. Mas não é de agora. A Transformação Digital tem sido pauta e alvo de discussão desde 2018, mas nem todas as empresas possuíam investimentos necessários. Só que a realidade mudou de fato para médios e pequenos negócios, que atualmente, no meio de uma crise precisaram se reinventar. Com as lojas fechadas, as marcas precisaram focar em delivery, canais digitais e, quem já atuava com lojas virtuais, precisou potencializar suas estratégias em Marketing Digital para aumentar as demandas para e-commerce.

Demandas para e-commerce: o que fazer?

Embora vender na internet pareça algo fácil, não é. A concorrência é maior e a disputa de audiência também. Aqui vão três dicas para te ajudar nesse planejamento e fazer você sair na frente:

Jornada do cliente

Neste novo momento de ressignificar negócios, também é preciso entender que a forma como  a marca é consumida também vai mudar. Vale destacar que a democratização da internet deu o poder de compra através de um smartphone e isso não é novidade.

Por isso o seu site deve estar otimizado para os dispositivos mobile. Clientes que compram através do celular têm preferências e expectativas diferentes dos que compram no computador e até mesmo via aplicativos.

Além disso, se você possuí um e-commerce e o volume de receita está baixo, talvez, seja necessário revisar a jornada do cliente, levando em consideração os conceitos de experiência do usuário (UX).

 
Acompanhamento de Tráfego

O número de visitantes que o eu site recebe chamamos de tráfego. Para que seu e-commerce continue a gerar vendas recorrentes e novas, você precisa acompanhar bem essa métrica. Ou seja, para trazer mais clientes, você precisa aumentar o tráfego.

Como ações e estratégias de aumento de tráfego, vale investir em anúncios online, assim como promoções atraentes para o consumidor final, seja através de novos produtos ou até mesmo dos produtos mais vendidos em seu site; marketing de conteúdo para criar conexões, afinal ninguém compra o que não conhece e etc. Outra forma eficaz de atrair mais tráfego é investir em estratégias de SEO. 

Aqui, explicamos direitinho como atua o profissional de otimização para busca.

 
Relacionamento pós-venda

Como falamos lá no início, o consumo está diferente. Seguindo a sequência do funil de vendas, muitas marcas param de falar com seus clientes após a compra. Ao cometer o abandono do cliente, a marca perde a oportunidade de manter o relacionamento pós-venda.

Essa nutrição visa manter o contato, identificando a satisfação do cliente e através daí, novos objetivos. Assim fica mais fácil transformá-lo em promotor dos produtos ou serviços, além de ajudar na construção da reputação da marca.

Como estão os projetos de seu e-commerce? Comente e compartilhe a sua experiência conosco! Se preferir, traga suas dúvidas. Receba mais dicas como essas, assinando a nossa newsletter.

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Shay Leite

Jornalista, especialista em Marketing Digital, curiosa e atualmente como gestora de projetos no GPD. Gosta de ver de tudo na internet e sempre busca detalhar tudo que faz.

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