13 de abril de 2020

Entenda a importância da comunicação em períodos de crises

Os dias estão cada vez mais delicados e manter a comunicação em períodos de crises parece mais uma missão impossível. Mas, se comunicar é uma estratégia da empresa se manter ativa.

Para se ter uma ideia, o segmento do turismo está passando por inúmeras dificuldades para manter suas operações e muitos estabelecimentos até suspenderam o atendimento ao público. A Omnibees, distribuidor gigante da hotelaria, anunciou que a operação hoteleira teve 300% de taxas de cancelamentos de diárias e 250% a menos na geração de novas reservas.

Por isso, destacamos a forma que a marca encontrou de conversar com o público hoteleiro. Eles criaram uma central em seu site, onde apresenta medidas de apoio ao Mercado Hoteleiro, além de trazer uma programação semanal de webinars para diversos setores da hotelaria.

Homem com megafone chamando seguidores.

Comunicação em períodos de crises: o que fazer

Primeiro de tudo, manter a calma é fundamental. É válido montar um comitê de crise e deliberar o que será feito, o planejamento é uma etapa do processo que precisa ser feita com calma. A transparência durante momentos delicados é fundamental, seja com seu público interno ou até mesmo com o cliente final. 

Em seguida, continuar investindo em marketing digital. Não necessariamente em campanhas para vendas futuras, mas que reforcem valores da marca. Outro gancho importante para o momento é continuar mantendo publicações em blogs e redes sociais, a partir do Marketing de Conteúdo.

Os períodos de crises também são úteis para trabalhar o inbound marketing, com lançamentos de e-books, captação de novos leads etc. Afinal, o público permanece lá e ainda tem questões que gostariam de solucionar. Os canais digitais são oportunidades da marca se manter útil ou se redescobrir com outra utilidade. 

E as campanhas, quando devo retomar?

Por sinal, elas podem não parar. Os objetivos traçados para o momento de crise são fundamentais. É válido apenas que o time de marketing avalie de forma minuciosa o que estará sendo divulgado: imagens, palavras e contextos podem ser mal interpretados e a campanha fracassar. É importante lembrar que o criativo precisa estar apropriado para o momento.

O momento de retomada, pode ser ainda em tempos de crise, com ofertas mais flexíveis e podem estar associadas a planos de fidelidade, como um bônus para compras futuras. Enfatizamos: a experiência do cliente precisa ser objetiva e rápida, sem muitas burocracias. 

Como sua marca tem se comunicado diante dessa crise? Compartilha com a gente suas táticas! Se ainda não tem nenhuma estratégia alinhada, nós vamos te ajudar! Será um prazer ajudá-los a estruturar e gerir seu projeto de marketing digital.

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Shay Leite

Jornalista, especialista em Marketing Digital, curiosa e atualmente como gestora de projetos no GPD. Gosta de ver de tudo na internet e sempre busca detalhar tudo que faz.

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