Close

Blog

14 de janeiro de 2020

Planejamento e gestão de projetos: o que devo aplicar?

Você sabe o que quer dizer  gestão de projetos e planejamento? O planejamento parece algo mais óbvio – e não por isso menos importante, mas é uma antecipação do que você deseja realizar. Já a gestão é o esforço que você está disposto a dedicar para obter um resultado, seja esse resultado um produto ou até mesmo serviços. 

 

O que você planejou?

Entenda na prática: o planejamento do GPD em 2020 vai focar o nicho de consultoria em Marketing Digital de Performance para o turismo. A partir daí, traçamos algumas tarefas visando aumentar a lucratividade desse segmento. 

 

Quais são os projetos?

Ainda tendo como exemplo o GPD, temos como objetivo aumentar a cartela de clientes e para isso vamos disseminar material rico (e-book), durante o primeiro trimestre com o objetivo de capturar mais pessoas interessadas no nosso serviço e, assim, aumentar o número de prospects. 

 

Observe que buscamos um resultado exclusivo, temos início e fim definidos, assim como um objetivo. Todo projeto deve ter essa estrutura aliado a estratégias de marketing e também de vendas. 

 

E o que vem depois?

O acompanhamento de tudo que é feito e, ao final, a avaliação se o critério de sucesso foi atingido. Em nosso exemplo, semanalmente vamos acompanhar o que está sendo executado, lembrando sempre que durante o  projeto podem surgir outros escopos, novas tarefas, ações corretivas e estratégias diferentes das planejadas. 

 

Lembrete: definir as prioridades é fundamental

Gestão de Projetos: É tudo urgente? O feeling profissional precisa entender se a demanda trará um novo significado para o projeto. Embora pareça urgente, novas demandas devem ser sempre avaliadas, se forem impreteríveis para o andamento ou para a próxima etapa, devem sim ser priorizadas!

Para ter sucesso na gestão de projetos é necessário ter:

  • Time com habilidades técnicas e expertises nos processos que envolvem o projeto;
  • Indicadores que determinem o que é relevante para o projeto que está em andamento;
  • Atenção para que qualquer divergência seja corrigida imediatamente;
  • Acompanhamento para que as avaliações de resultados e entregas devem ser contínuas.

 

E lembre-se: cada projeto precisa ser decisivo e estar alinhado com o planejamento. O foco é super importante para o sucesso das demandas!


Comente e compartilhe a sua experiência ou traga suas dúvidas! Ah, para se manter informado, assine a nossa newsletter.


Shay Leite

Jornalista, especialista em Marketing Digital, curiosa e atualmente como gestora de projetos no GPD. Gosta de ver de tudo na internet e sempre busca detalhar tudo que faz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso

O GPD é resultado de mais de 10 anos de experiência de sua fundadora, Larissa Lima, na gestão de projetos de Marketing Digital. Desde 2016, apoia profissionais e empreendedores da área a conquistar a excelência de seus projetos digitais sem aumentar sua jornada de trabalho.

Conhecer

Assinar nossa lista