Como evitar que profissionais de terceiros impeçam o andamento do projeto
Em um projeto de marketing digital de performance a sintonia da equipe é umas das chaves para o sucesso das entregas. Muitas vezes, alguns integrantes do time não serão escolhidos por você porque seu cliente já tem fornecedores. Então, como evitar que profissionais de terceiros impeçam o andamento do projeto?
Nesses casos, você vai precisar entender como alinhar o fluxo de trabalho e impedir que eles atrasem ou dificultem o andamento dos projetos. Então, continue a leitura e entenda como manter o time afinado e correr atrás de cumprir o combinado com o cliente.
Antes de começar um projeto de marketing digital de performance é importante mapear quais os profissionais dos quais você depende para o sucesso do trabalho, quem não estará sob sua gestão e de quem você precisará de ajuda.
A tecnologia deve ser a sua aliada e não um atraso
Para exemplificar, vamos falar dos profissionais que mais se encaixam nessa realidade nos projetos do GPD, que são os ligados à infraestrutura. Profissionais que atuam com hospedagem, domínios e configurações de algumas demandas de tecnologia.
O ponto de partida depois da assinatura do contrato deve ser o contato direto com o profissional responsável pelo servidor e hospedagem. É com ele que vou conseguir configurar ferramentas para registro de DNS, para criação de hospedagem para instalação de um blog – caso não exista ainda.
O que fazer?
É preciso ter uma clareza da dinâmica de retorno e respostas desse profissional. Verifique a possibilidade de colocar ele na mesma ferramenta de gestão que o restante da equipe, mantenha uma comunicação sem ruídos, porque se essa parte não fluir, a continuidade do trabalho fica comprometida. Não vai ser possível, por exemplo, instalar pixel, código de monitoramento e seguir com as demandas.
Não esqueça: se não houver essa clareza com o cliente já no começo do projeto, ele com certeza vai te cobrar por algum atraso. Então, antes de começar, é importante alinhar com o cliente a relação com os profissionais de terceiros e quais as suas obrigações e limites na condução de tudo.
Se seu cliente não tiver parceiro e você puder indicar quem serão os fornecedores, a responsabilidade para gerir esse contato passa a ser sua e ao cliente vai interessar apenas o contrato que firmou com você. Por isso, recrute bem o seu time!
Como contornar as dificuldades com profissionais de terceiros?
No GPD, quando um contrato é fechado, o cliente já tem o profissional. Mas se trabalho não flui é preciso pensar em diversas formas de resolver o problema. Estabeleça deadlines e, se, ainda assim, dentro de 24h, 48h ou até uma semana, o profissional não evolua a comunicação, é preciso agir!
Caso os prazos que foram alinhados entre você e o profissional externo não sejam cumpridos (a minha dica é depois de combinar, cobrar diariamente por um canal fácil de responder!), é preciso apresentar ao cliente as tentativas de contato para que ele perceba que você está realmente engajado na solução do problema.
Lembre-se sempre dos prazos: até para esse esclarecimento ao clientes sobre o andamento das demandas você precisa estabelecer um prazo de segurança que não comprometa ainda mais o sucesso do projeto.
Construa boas relações
Mantenha sempre uma relação amigável com os profissionais. Se você não trabalhar com uma margem de maleabilidade é provável que não possa contar com a parceria do fornecedor para viabilizar outras demandas que, certamente, vão aparecer, sobretudo, em marketing digital de performance que é necessário fazer testes A/B com frequência.
A ideia é estabelecer uma comunicação que deixe claro os prazos e o cronograma a ser cumprido com os profissionais externos. Por isso, seja transparente com o seu cliente e assim, a longevidade da parceria será garantida:
- Alinhe com o cliente as premissas e responsabilidades dele para o sucesso.
- Estabeleça canais claros de comunicação com cliente e deixe exposta a correponsabilidade pelo parceiro;
- Tente resolver tudo de forma comprometida, sem envolver o cliente, mas estabeleça um prazo razoável para incluí-lo na demanda caso perceba que vai comprometer a entrega.
A sua relação com seu cliente é uma construção diária, então, fique atento para que essa confiança não seja comprometida por um profissional de terceiros. O cliente não quer, depois de um mês, pagar uma fatura em branco. A entrega de resultados e o sucesso do cliente são um compromisso!
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