Onboarding e Ongoing: o que são e como implantar na sua agência digital
A renovação de um contrato, parceria ou prestação de um serviço, depende muito das primeiras experiências do cliente. Nos negócios, os momentos de recepção e a continuidade de um projeto dentro de uma agência digital são chamados de onboarding e ongoing. Descubra como implantá-los!
Quando começa?
Tudo se inicia quando o comercial recebe o aval para providenciar o contrato. É nessa hora que acontece a primeira passada de bastão dentro da agência: o time comercial repassa para o time administrativo e/ou financeiro fazer a documentação.
O próximo passo é iniciar o trabalho dentro do time operacional. Seja por meio de um CS ou de um líder de projetos que vai recepcionar a chegada do cliente, o briefing e os objetivos para apresentar tudo à equipe.
O onboarding começa assim que o time comercial coloca o representante do time operacional em contato com o cliente. É a hora de enviar o email de boas vindas e agendar a primeira reunião de trabalho. Dentro de uma agência, essa fase termina quando o planejamento é entregue e a primeira campanha vai ao ar. Pronto!
O processo de planejamento, execução, testes e ajustes se repete para novas campanhas. A essa altura, esse fluxo de melhoria contínua está na fase do ongoing (go live).
Onboarding e ongoing: por que é importante entender estas etapas?
Entender as diferenças entre o onboarding e o ongoing serve para conhecer o fluxo de trabalho e a relação entre o cliente e a agência.
Na experiência do GPD com seus clientes, depois da primeira reunião, é preciso explicar como é jornada do clientes dentro da agência. Esclarecer o que acontece quando ele aceita a proposta e quais são os pontos de contato durante o projeto até que tudo passa a fazer parte da rotina. Esse onboarding é passo é fundamental para quem preza pela produtividade.
Persiga a clareza
Se você não tem clareza das tarefas que precisa executar quando o cliente chega na agência, pode não estar dando a dimensão que deveria a sua operação.
Se a sua agência tem a mesma equipe para atender aos clientes novos e antigos, há um choque de tempo e de demandas muito alto! Fique atento! É comum que a recepção de cliente demande mais esforço do time operacional, porque além de ter que construir a credibilidade, precisa dar conta de mais configurações, acessos, feedbacks etc.
Quando o cliente já está na sua agência, o caminho a seguir é outro. O mais importante é melhorar a estrutura, os processos e aperfeiçoar o serviço. Por isso, ter clareza é fundamental para dimensionar o tempo do seu time. As etapas de onboarding e ongoing exigem dedicações diferentes.
O onboarding é um ensaio do que vai ser a rotina do ongoing!
Seja transparente
Clareza e transparência com o cliente é um exercício para seu time. Apresente os processos, as responsabilidades, as premissas para o trabalho seguir com sucesso e as necessidades de infraestrutura para que o projeto seja tocado de maneira satisfatória.
É necessário manter a credibilidade que o time comercial conquistou quando fechou o negócio. Por isso, mãos à obra! Imprima o ritmo que você quer dar ao projeto e mantenha após a entrega.
Lembre-se: não adianta botar pilha, falar todo dia, responder e-mail, Whatsapp na etapa do onboarding e na fase do ongoing mudar o comportamento. O importante é dar cadência o suficiente para deixar ótimas impressões e, claro, reter o cliente.
Conheça sua equipe
Você acha difícil encontrar bons profissionais, formar ou desenvolver uma equipe dos sonhos? Existem razões externas que não competem necessariamente ao negócio, mas, no geral, a cultura organizacional desempenha um papel importante nesse ponto. Conhecer os perfis dos profissionais que farão parte do time é fundamental estabelecer uma relação de ganha-ganha entre empresa, cliente e pessoas.
Por falar nisso, você conhece verdadeiramente seu time e a maturidade dele? Faça o teste respondendo nosso Quiz sobre Maturidade de Gestão de Equipes de Marketing, um termômetro de como sua empresa aplica as boas práticas de governança em times focados em resultados.
E se você quer continuar entendendo como construir as etapas de onboarding e ongoing na sua agência digital, assine a nossa newsletter e conte com o GPD, esse é nosso principal trabalho na fase de consultoria: identificar os pontos de gargalo, conflitos e como dimensionar os esforços do time para deixar a rotina da melhor maneira possível!
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