21 / 08 / 18

Como ganhar tempo na diagramação de ebooks?

De quanto tempo um designer precisa para fazer a diagramação de ebooks? Responder essa pergunta é fundamental para gerenciar o orçamento de um material rico e uma grande incógnita para freelas e agências. Resolvi tratar desse assunto e compartilhar algumas dicas para ganhar tempo nessa demanda.

Quanto custa a diagramação de um ebook?

Um ebook gratuito não pode ter um custo maior do que o produto ou serviço que ele irá ajudar a vender. É importante ter clareza disso quando estiver diante de um orçamento ou de relatório de tempo de produção. Se for uma agência, a relação com o tempo dedicado tem de estar relacionada à lucratividade do projeto.

A missão do designer na diagramação de ebooks é transformar o conteúdo em uma experiência agradável e relevante. O tempo e, por consequência, o custo está diretamente ligado a algumas variáveis. São elas:

  1. Volume de texto a ser diagramado
  2. Total de gráficos e ilustrações a criar
  3. Tempo necessário para seleção de fotos
  4. Complexidade do tema
  5. Tempo necessário na fase de aprovação

Como estas variáveis alteram o tempo de diagramação de um ebook?

Ilustração das variáveis de tempo na diagramação de ebook

1 – Volume de texto a ser diagramado

Quanto maior o volume de conteúdo, mais tempo será necessário para diagramar o material final.

2 – Total de gráficos e ilustrações a criar

Seleção de vetores ou criação personalizada. O uso de ilustrações do tipo flat costumam ser a forma mais ágil de ilustrar um ebook. O tempo pode aumentar se o material exigir extrema personalização.

3 – Tempo necessário para seleção de fotos

É importante lembrar que bancos de imagens gratuitos ou mais baratos possuem uma limitação na quantidade de categorias. Quem nunca perdeu tempo procurando brasileiro em bancos cheios de personagens europeus? ShutterStock, Adobe Stock e DepositPhotos são os bancos de imagens mais utilizados.

4 – Complexidade do tema

Quanto mais segmentado o tema, mais difícil a diagramação. Isso porque as imagens são mais raras e o entendimento sobre o que destacar no tema também. O grande remédio para isso é inserção de referências e indicações no briefing e e no conteúdo.

5 – Tempo necessário na fase de aprovação

Já falamos aqui sobre a importância de padronizar o processo de aprovação. Existe a aprovação interna, a validação do cliente e os ajustes finais. Penso que essa sequência é suficiente para garantir a qualidade interna e a satisfação do cliente. Depois disso vira custo extra.

Como ganhar tempo na diagramação de ebooks?

Tempo é dinheiro na diagramação de ebooks

Para agências e profissionais que se dedicam a campanhas de inbound Marketing, a diagramação de ebooks costuma se adequadar em um padrão. A ideia é equilibrar tempo, qualidade e lucratividade em um processo gerenciável.

A Rock Content, por exemplo, se dedica a intermediação de designers, editores e redatores para ofertas de ebooks para seus clientes diretos ou agências parceiras. Esse modelo de negócio exige um processo de produção que garanta o controle sobre o padrão esperado e a remuneração compatível para cada tipo de demanda.

Como construir um processo de produção de ebook?

Processo de produção de um e-book

Créditos: abtasty.com

A diagramação de um e-book é parte de um projeto maior. Conhecer as suas fases é o primeiro passo na construção e otimização do processo de produção. É ai que se ganha tempo. As principais etapas de produção de um e-book são:

1 – Planejamento

Definimos aqui o tema, persona, tópicos, referências, identidade visual

2 – Redação

Conteúdo dividido em capa, introdução, capítulos, conclusão, sobre a empresa

3 – Diagramação

Para ganhar tempo na diagramação é importante definir um padrão de trabalho. Ele deve ser compatível com a lucratividade esperada no material. Quanto mais tempo dedicado, maior tem de ser o investimento do cliente nesse item personalizado.

Checklist da diagramação de ebooks

3.1 – Checklist da diagramação de ebooks

  • Projeto gráfico (customizado ou baseado em template)
  • Escolha do programa (Indesign, PowerPoint, Trakto ou Canva)
  • Orientação da página (retrato ou paisagem)
  • Prazo máximo de diagramação
    • Um conteúdo de 8 páginas de texto pode ser diagramado em 8, 16 ou 40 horas dedicadas. E é isso que faz a precificação se alterar.
  • Estrutura do material
    • Capa
    • Sumário
    • Divisão de capítulo
    • Página de conteúdo
    • Encerramento
    • Hierarquia de conteúdo
      • Título 01 a 03
      • Fonte de parágrafo
      • Tamanho e peso de fontes
      • Espaçamento

4 – Divulgação

Landing Page, Fluxo de Automação, Criação de anúncios

Quer saber mais sobre produtividade nos e-books?

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter

Larissa Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *