11 / 07 / 18

Como utilizar o enriquecimento de dados nas ações digitais

Falei nos stories na última semana que recebi o desafio de aprofundar meus conhecimentos sobre CRM em duas consultorias de Marketing Digital. Resolvi escrever sobre o assunto e compartilhar algumas dicas sobre como o enriquecimento de dados pode ser útil para otimizar as ações digitais.

O que é enriquecimento de dados

Entendo por enriquecimento de dados toda ação que agregue informações sobre um mesmo contato (ou segmentação deles).

Os cientistas de dados e a os amigos de exatas já foram apresentados a isso nas aulas de banco de dados. Profissionais de humanas, como eu, preferem se relacionar com as informações estruturadas por eles.

Eu resolvi romper as fronteiras e mergulhar no entendimento sobre alguns termos relacionados ao assunto. Estamos falando de Ciência de Dados (data science), Business Intelligence e Growth Hacking.

Como o enriquecimento de dados apoia os projetos de Marketing Digital

Quanto mais informações você tiver sobre o público-alvo mais assertivo será o seu projeto. Essa afirmação é clara para quem se dedica a mensuração de resultados, mas nem sempre o enriquecimento de dados é um caminho fácil. Tudo começa com os canais de comunicação já estruturados pelo cliente.

Na análise deles é importante avaliar:

  • Que tipos de dados o cliente possui sobre seu público-alvo
    • Alguns possíveis: email, telefone, aniversário, ticket médio, frequência de compra, cidade
  • Onde ele armazena estas informações
    • Exemplo: papel, e-mail, planilha, CRM
  • Ele padroniza ou dados? Como?
    • Exemplo: telefone (11) 91234-5678 ou 11912355687 ou +551191234-5678

De posse dessas respostas é muito provável que você precise conduzir ou terceirizar um projeto de unificação das informações. Só então será possível realizar a etapa sw enriquecimento de dados.

Como fazemos o enriquecimento de dados

Ilustração de correia dentada para o tópico Como fazemos enriquecimento de dados

Ao ter a base de contatos organizada é possível sabe qual o tipo de dado que mais faz falta ao cliente que mais compra.

Para preencher essa coluna é possível realizar campanhas de Marketing Digital com formulários obrigatórios para o campo ausente ou contratar banco de dados legais que mesclem as informações, a partir de um dado em comum.

Empresas como Serasa Experian e seus concorrentes são especialistas no trabalho de enriquecimento de dados. Você encaminha uma planilha com os seus contatos e identifica um dado diferenciador (CPF, endereço, telefone). O trabalho de enriquecimento é cruzar um banco de informações em busca de complementos para o cliente que possui aquele dado diferenciador. É aí que os dados se mesclam corretamente.

Esse é só um dos motivos porque é tão importante que o banco de dados esteja padronizado e constantemente atualizado. A mesma justificativa cabe para o uso de campanhas de público personalizado (look a like).

O que são campanhas de look a like

Ilustração de Campanhas de Look a Like | Enriquecimento de dados

Pode pular esse trecho se você atua com projetos de compra de mídia. Se este não for seu caso, vale a pena explicar o que são as campanhas do tipo look a like.

Facebook, Instagram, Google Adwords e Linkedin são alguns exemplos de canais que oferecem recurso desse tipo. Com ele é possível enviar uma planilha com dados de seus clientes para que ele anuncie para eles ou para públicos semelhantes a ele (look a like).

Para fazer uso dessas campanhas os dados devem ser submetidos seguindo o padrão de cada ferramenta. Assim você segue as diretrizes de privacidade e potencializa o aprendizado da ferramenta. Ação que otimiza o investimento e amplia as chances de conversão.

 

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Larissa Lima

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