02 / 04 / 18

Como aumentar a produtividade em agências digitais

Fluxo de caixa baixo, excesso de retrabalho, stress e rotatividade na equipe. Estes são sintomas comuns de falhas operacionas nas empresas, especialmente em mercados dinâmicos como os relacionados a internet. Nesta publicação, você vai entender como atuar para corrigi-los e aumentar a produtividade em agências digitais.

Gerir uma agência web não é tarefa fácil. Afinal, empreender em um segmento inovador exige atualização constante de empresários, gestores e profissionais. Em busca da satisfação do cliente ou da entrega obstinada dos projetos, é comum que os integrantes de agências digitais ampliem seu horário de trabaho com frequência.

O que pode parecer comprometimento com jobs, muitas vezes sinaliza falhas graves na gestão da produtividade do time. E é aí que moram problemas relacionados a lucratividade e a satificação dos profissionais envolvidos. Ganhar pouco e trabalhar muito nunca é uma operação saudável.

 

Nesta publicação, você confere:

5 inimigos da produtividade em agências digitais

  • Vender o que não é capaz de entregar
  • Contratar profissionais inadequados para a função
  • Jornada de trabalho excessiva
  • Falha nos processos
  • Falta de capacitação profissional da equipe

5 soluções para aumentar a produtividade em agências digitais

  • Treinamentos internos
  • Certificações
  • Eventos
  • Cursos
  • Consultorias

 

5 inimigos da produtividade em agências digitais

Confira abaixo as principais ameaças a produtividade das agências digitais e como atuar para corrigi-las.

Inimigos da produtividade em Agências Digitais | GPD

 

Vender o que não é capaz de entregar

Vender o que não pode entregar | Produtividade em Agências Digitais

Mas eu cotei com seu concorrente e ele me oferece o mesmo que você, itens extras, tudo pelo mesmo valor!

Os profissionais do time comercial de agências digitais ouvem esse tipo de afirmação com muita frequência na hora de fechar uma proposta. Sem comparar o escopo, alguns profissionais aceitam pegar um serviço inédito para fechar o negócio.

Ao assinar contrato com uma demanda que nunca realizou, o time comercial precisa garantir uma gordura financeira compatível com o aprendizado ou terceirização da demanda. Do contrário, o time operacional irá trabalhar bem mais do que o orçado. Resultado: prejuízo de tempo e de caixa.

Contratar profissionais inadequados para a função

Erro na contratação | Produtividade em Agências Digitais

Perceba que os problemas de produtividade começam bem antes da execução das demandas. Contratar errado é um dos principais inimigos da produtividade em agências digitais.

Manter alguém sem perfil, especialmente comportamental para a função, contamina o desempenho da equipe. A empresa ainda arca com os prejuízos trabalhistas da substituição e adaptação de um novo integrante por pelo menos 90 dias.

Certificações, valores morais e habilidades comportamentais são critérios importantes para selecionar profissionais no mercado digital. Falamos nesta publicação sobre futuro do trabalho que a capacidade de adaptação é a soft skill mais importante em tempos tão dinâmicos.

Jornada de trabalho excessiva

Jornada de trabalho excessiva | Produtividade em Agências Digitais

Não há glamour em dedicar mais da metade do seu tempo acordado trabalhando. Por mais apaixonado que sejamos pela realização profissional, a jornada excessiva de trabalho pode levar ao esgotamento emocional, afastamento e rotatividade nas agências digitais. Já falei dessa questão autobiográfica nesta publicação sobre síndrome de burnout.

Controlar o tempo dedicado às demandas e cobrar o investimento correspondente ao cliente é uma forma de valorizar os profissionais envolvidos e de permitir que oxigenem seus cérebros com vivências pessoais tão importantes ao trabalho criativo e inovador.

Falha nos processos

Falha nos processos | Produtividade em Agências Digitais

Este é o principal problema das agências digitais, segundo o Panorama 2018 realizado pela Resultados Digitais e de que falamos aqui. Processo é o pacote de ações que são realizados ao passar uma demanda de uma área para outra. Esse caminho começa na venda e termina no pagamento.

As falhas mais comuns de processo estão relacionadas à integração entre equipes, canais de comunicação, prazos (SLA), ausência ou falha nas ferramentas de gestão de projetos. A propósito, este são os principais causadores de retrabalho.

Para resolver os problemas relacionados às falhas nos processo não há receita certa, pois a solução precisa ser customizada para cada negócio. Uma consultoria ou capacitação em gestão operacional e de projetos costumam ser as melhores saídas.

Falta de capacitação profissional da equipe

Falta de capacitação profissional | Produtividade em Agências Digitais

O desenvolvimento profissional muitas vezes é encarado como de exclusiva responsabilidade do trabalhador. Mas mesmo diante de tantas oportunidades de capacitação online, a agência pode e deve incentivar a melhoria contínua de seu time.

Ao patrocinar cursos e eventos, a empresa e profissionais compram tempo. Assim aceleram o aprendizado e evitam erros e acertos naturais do estudo por conta própria. A propósito, o incentivo à capacitação deve ser uma prática contínua para empresários, gestores e time operacional.

5 soluções para aumentar a produtividade em agências digitais

Soluções para aumentar produtividade em agências digitais | GPD

 

Treinamentos internos

A gestão do conhecimento é uma prática fundamental para reduzir o retrabalho em rotinas produtivas. Há diversas formas de promovê-la em agências digitais, independente do seu porte. Wikis, Procedimentos frequentes no Google Docs, Workshops da própria equipe são alguns deles.

Compartilhar erros e, especialmente, os aprendizados são uma ótima forma de colocar todo mundo na mesma página. Além de empoderar o time, o compartilhamento de conhecimento dissemina boas práticas e a melhoria contínua dentro das agências digitais. Sem dúvida, um ótimo incentivo para o aumento da produtividade.

Certificações

Já falamos aqui sobre as principais certificações para profissionais de Marketing Digital. Estes recursos são demonstrações de que o profissional conhece as boas práticas de sua área de atuação. Costumam ser bons registros de autoridade, mas devem vir sempre acompanhados de experiências práticas.

Ao aplicar os conhecimentos na prática, o profissional adequa os conhecimentos às peculiadores do negócio e determina quais recursos são necessários para a correta execução.

Eventos

Dica 03 - Gestão de Projetos Digitais

Participar de eventos é uma forma de abrir os horizontes das agências digitais. Estar em contato com profissionais da área amplia o entendimento sobre os problemas, novidades e boas práticas do mercado.

Vale lembrar que a produção de conteúdo e workshop para o time interno são fundamentais para a gestão do conhecimento e, portanto, deve ser condição para o patrocínio de quem vai a eventos.

Cursos

Gratuito ou pago, dentro ou fora da área de atuação, online ou presenciais. Todo tipo de conhecimento consolidado faz diferença no desenvolvimento profissional.

A escolha de qual curso fazer ou patrocinar deve estar relacionada ao posicionamento de negócio da agência e das suas necessidades de aperfeiçoamento técnico, comportamental e cultural.

Consultorias

Dica 05 | Gestão de Projetos Digitais

A forma mais customizada e acelerada de aumentar a produtividade em agências digitais. Quando bem executada, a consultoria acelera a correção dos ralos de produtividade, pois se baseia no diagnóstico da empresa e do plano de ação personalizado para o negócio.

O GPD já conta com consultoria para agência digitais por meio da aplicação do método GPD. Um acompanhamento, baseado nos princípios ágeis, que promove a entrega de resultado todas as semanas. Conheça mais sobre esta solução e faça seu orçamento.

Quer conhecer melhores práticas para aumentar a produtividade em agências digitais?

Assine nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.

[contact-form-7 404 "Not Found"]
Larissa Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *