O que é transformação digital?
Este termo tem sido amplamente divulgado por referências de tecnologia e Marketing Digital, mas pouca gente se dedicou a explicar o que é transformação digital e o que esta expressão realmente representa. Eis então a minha contribuição para você e como acredito que este movimento irá alterar a forma como fazemos gestão de projetos.
O que é transformação digital realmente?
Esta expressão tem sido utilizada para definir o conjunto de ações que colocam a tecnologia no centro da resolução de problemas e melhoria de processos em uma empresa. Tudo que utilize o meio digital para entregar uma experiência positiva e inovadora pode ser considerado uma transformação digital.
O que impulsiona a transformação digital?
Com a tecnologia cada vez mais popular, ter acesso às inovações é só questão de tempo para as diferentes camadas sociais. Por isso, as empresas precisam buscar um diferencial competitivo que vá além dos códigos. É hora de colocar o cliente (e as pessoas) como foco das ações. E aí, a inteligência das máquinas irá se unir às habilidades comportamentais para propor melhorias efetivas no cotidiano das pessoas. Quanto mais veloz à adaptação, melhor preparadas estarão as empresas para atender aos consumidores vindos da geração Z (os nativos digitais).
Alguns exemplos de transformação digital:
- E-commerce: esse pode parecer bem antigo para você e é um dos exemplos mais consolidados das iniciativas do varejo de ampliar seu relacionamento com seus clientes.
- Netflix: modelo de negócio que popularizou o acesso de vídeo (filmes, séries e produções audiovisuais) sob demanda.
- Uber, Cabify, Airbnb que surgiram para intermediar as relações de prestação de serviço e geração de renda para motoristas e locatários.
- Spotify: com uma taxa acessível, legalizou o acesso ao streaming de músicas
- Nubank: um exemplo de Fintech que desburocratizou o acesso ao crédito, confiando na reputação dos seus clientes e no atendimento customizado.
- Chatbots e dispositivos de inteligência artificial: automatizam atendimento à partir da aprendizagem de interações com humanos.
Os três pilares da transformação digital
- Operações empresariais mais ágeis (processos automatizados, cultura digital, melhoria contínua, foco nos dados)
- Foco na experiência do cliente (ux, agilidade, disponibilidade e personalização)
- Novos modelos de negócio (negócios híbridos, resolução clara de problemas, competitividade)
O papel do gestor de projetos na transformação digital
Disseminação de gestão ágil
É importante realizar melhorias incrementais ao invés de pacotes fechados de grandes projetos. Com tanta agilidade é importante desenvolver processos que entreguem valor rápido para o cliente.
Atração e retenção de talentos multidisciplinares
As habilidades comportamentais dos próximos 10 anos estão diretamente relacionadas à capacidade de adaptação . Negociação, liderança, análise crítica, criatividade, comunicaçaõ são só algumas delas.
Gestão de mudança
Entre as habilidades profissionais mais esperadas para os próximos 10 anos estão a gestão de projetos, de informação, análise de dados, gestão de mudanças, administração, mídias sociais, competências digitias, conhecimento de programação.
Como fazer transformação digital na sua empresa:
Tendências da transformação digital
- Mobilidade
- Big data
- Internet das coisas
- Automação, inclusive, automação de marketing
- Realidade Virtual (VR) e realidade aumentada
- Business Intelligence
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