Como gerenciar equipes remotas
A presença da geração Y no mercado de trabalho e a facilidade de acesso às tecnologias de informação e comunicação têm ampliado o debate sobre a adesão ao home office. Os prós e contras desse assunto estão neste artigo que pretende ajudar você a gerenciar equipes remotas.
O desejo pela flexibilização do trabalho
Engarrafamento, transporte público precário, tempo de deslocamento e filhos pequenos. Esses são alguns dos motivos apresentados por quem deseja flexibilidade de trabalho. Em busca de melhor equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, essa geração defende que a conquista de benefícios como horários alternativos, autonomia e trabalho remoto podem contribuir para o aumento da produtividade e do engajamento com as empresas.
O trabalho remoto no mundo

Foto: Pipedrive
As pesquisas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que a adesão ao trabalho remoto é uma realidade para boa parte dos países participantes da ONU. Uma discussão que ganha força no Brasil por causa da participação mais ativa dos gerentes nascidos nos anos 1980. O relatório “Trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar: Efeitos sobre o mundo do trabalho”, divulgado em fevereiro de 2017, mostra que a implementação do chamado teletrabalho varia de 2% a 40% dependendo do país. Essa grande oscilação está relacionada as definições de trabalho remoto e à participação política na legislação deste tema.
Legislação, terceirização e o trabalho de equipes remotas no Brasil
No Brasil, a adesão ao trabalho remoto ainda é baixa e possui características variáveis. Empresas pertencentes a grupos internacionais e startups de tecnologia são precursoras na adesão ao home office parcial (um dia na semana) ou total. Esses dois grupos entendem que a mobilidade está relacionada ao aumento do engajamento e também da economia com infra-estrutura (aluguel, luz e energia) de seus escritórios.
Numa pesquisa feita pela PwC, 69% das empresas brasileiras gostariam de implementar horário flexível e 64% de oferecer o trabalho remoto, mas não o fazem porque temem problemas legais. “As maiores dúvidas giram em torno de como contabilizar horas extras no caso de uso do celular ou do e-mail corporativo”, diz João Lins, sócio da PwC em entrevista à Exame.
Mesmo reconhecido pela CLT, o trabalho remoto ainda não possui uma legislação específica. Fica então a cargo da empresa garantir os recursos necessários para contabilizar a jornada de trabalho e assegurar as condições adequadas de segurança, reembolso e medicina mesmo fora de seu escritório. Há detalhes nesta matéria do G1.
Prós e contras de gerenciar equipes remotas
As discussões sobre implementação e manutenção da política de home office passam pela avaliação 360 de benefícios e desafios dessa modalidade. Em linhas gerais, funcionários e empresários apontam para:
Prós:
- Economia nos custos com infra-estrutura da empresa (aluguel, energia e telefone)
- Aumento da retenção de profissionais qualificados e comprometidos com suas atribuições
- Maior índice de satisfação e da qualidade de vida para os trabalhadores
Contras:
- Dificuldade de entendimento sobre os projetos (aumento de retrabalho)
- Maior tempo para atendimento de urgências
- Sensação de isolamento e dificuldade de reconhecimento na carreira
Dicas para implementar o home office
- Conheça a legislação trabalhista e regulamentações para o seu setor
- Garanta que seu time possua habilidades relacionadas à autogestão, comprometimento e comunicação
- Tenha clareza sobre os processos de trabalho
- Delegue as demandas com clareza e sinceridade
- Faça reunião de checkpoint para acompanhar o desenvolvimento das demandas
- Comprometa-se com a gestão da informação
- Entenda o perfil de trabalho de cada integrante
- Desenvolva um modelo de integração do time
- Defina responsabilidades
Ferramentas para gerenciar equipes remoto
- Processos: Bizagi Modeler, BPMN.io, Draw.io
- Comunicação: Skype, Hangout, Slack
- Projetos e tarefas: Runrunit, Trello, Asana
- Gestão do tempo: Toogl, Hashtrack, Clicktime
- Informação: Google Drive, Dropbox, One Drive
- Segurança (senhas): Meldium, 1Password for Teams, Last Pass