8 de setembro de 2015

Contrato assinado! Como acompanhar o desenvolvimento de um site?

Por aqui, já expliquei como escolher o fornecedor ideal para o seu novo site. Hoje compartilho algumas dicas para acompanhar o desenvolvimento de um site depois do contrato assinado. A essa altura você já escolheu a proposta que melhor se encaixa com o objetivo do seu site. O fornecedor já te entregou o contrato e você leu atentamente todos os direitos e deveres da parceria que firmaram. Se ainda não assinou as suas 2 ou 3 vias, ainda dá tempo de observar:

1 – Serviços contratados

Se você escolheu uma agência digital, é provável que tenha fechado um pacote grande de serviços. Dedicada a gerir a presença dos clientes na internet, a agência digital (ou agência de marketing digital) cuida da escolha do domínio (endereço do site) até o atendimento dos seus clientes nos canais digitais. Por isso, é importante saber em detalhes quais são as reais atividades envolvidas e se terá de contratar e gerenciar outros fornecedores ao longo do processo. Lembre-se que você vai precisar de:

  • Registro de domínio
  • Servidor de hospedagem
  • Email
  • Logo do site/empresa
  • Layout (compatível com computadores, tablets e celulares)
  • Sistema para gestão de conteúdo
  • Conteúdo (fotos, textos, vídeos, banneres)
  • Mídias sociais (publicidade, conteúdo e atendimento)
  • Manutenção

 

2 – Prazo de entrega para o desenvolvimento de um site

Negrito e caixa alta nessa hora! O prazo de entrega é um dos itens mais negligenciados em projetos web. Falha no planejamento, atraso na entrega de conteúdo ou dificuldade de estimar o desenvolvimento são as causas mais comuns. Fique atento ao prazo definido pelo fornecedor e certifique-se da sua participação no processo. Você vai precisar aprovar todas as grandes etapas (briefing, arquitetura, layout, navegação, conteúdo) e seu atraso também impacta na data final.

3 – Multa contratual

Você vai assinar um contrato de parceria e pode precisar arcar com o ônus de uma escolha errada. Mantenha-se muito próximo do seu atendimento e tire com ele todas as dúvidas que surgirem no processo. Algumas questões podem ser contornadas, antes de considerar o rompimento do contrato. Mas como seguro morreu de velho, leia bem o parágrafo sobre multa contratual e veja se ele parece adequado.

Tudo alinhado? Siga em frente. Assuma seu papel de conhecedor do negócio e absorva o máximo da competência de seu fornecedor para traduzir sua imagem para web. Se tiver alguma dúvida, é só falar. Vai que vira o tema do próximo artigo. 😉

Gestão de projetos digitais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *